segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Pés inchados.

Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela ausência de alguns dias. A culpa é da Claro. Me explicando... minha internet é 3G e o mine moden está com defeito e só conecta quando ele quer... Também viajei esse fim de semana e ele não quis funcionar por lá também.

E por falar em viagem, foi lá que pela primeira vez meus pés ficaram inchados. Fui à Governador Mangabeira - Ba, visitar a minha avó. Fomos no sábado pela manhã e retornamo domingo à tarde.

O sol estava muito quente e fazia muito calor. Não andei muito, não comi coisas muito salgadas, não usei sapatos (apenas sandálias rasteirinhas). O fato é que sábado à noite notei que os pés estavam inchados e me assustei. Não que eles estivessem assustadoramente inchados, mas até onde eu sei, os pés incham lá para o final da gestação.

"O inchaço, chamado pelos médicos de edema, acomete principalmente os membros inferiores no início do sétimo mês de gestação. Isso acontece pela retenção de líquidos normal da gravidez e pelo útero, que, acompanhando o crescimento do bebê, começa a comprimir os vasos localizados na região pélvica (bacia), prejudicando o retorno do sangue que está nas pernas.
O sangue circula pelo corpo todo por vasos e é o coração quem bombeia esse sangue. Quando o sangue que está nos pés e pernas tenta retornar ao coração, encontra resistência, pois os vasos da região pélvica estão comprimidos pelo útero.
O excesso de líquido que estava no sangue, ao encontrar a resistência do retorno, extravasa pela parede dos vasos, causando o inchaço dos pés e pernas."(
http://guiadobebe.uol.com.br/gestantes/inchaco_na_gravidez_e_normal_mas_evite.htm)

Domindo acordei com inchaço e hoje também. Pensei em ligar para minha médica, mas todos dizem que isso é normal, que não eu preciso ficar nervosa. Mas eu só não liguei porque tenho consulta marcada para semana que vem.

Mas aprendi algumas dicas que podem me ajudar a reduzir tais inchaços:

  • beber bastante água, sobretudo neste calor de Salvador.
  • Evitar comer muito sal (pois os sal favorece a retenção de líquidos)
  • deitar com as pernas elevadas (com a ajuda de travesseiros, por exemplo)
  • A boa e velha massagem que só funciona se for aplicada pelo marido, com um bom creme relaxante.

beijos

.............................................................

Comentários dos comentários

1. Paulinha - Como grávida vc me entende direitinho... não me elogio mais, rs. Também vou evitar fazer esforço, sei que será melhor mim e para meu bebezinho. Quanto ao "L" ou "LL" de Mallu ou Malu, já estou quase me decidindo...

2. Aline - Nem sei se é bom Rui sentir tais dores comigo, pois como moramos só nós dois na casa, ficam dois caídos, e inguém pode ajudar muito,ninguém, já pensou? menina, ví Carolina Diekmann grávida e definitivamente não quero ficar como ela, mas adoraria que o pós parto fosse igual, vc viu como ela ficou magrinha rapidinho? Quanto aos não comentários de Rui... vivo dizendo isso ele, mas ele diz que faz os comentários ao vivo comigo...

3. Priscila - eu até me esforço, sempre levo um lanchinho comigo, mas nem sempre tenho oportunidade de parar para comê-lo entende? principalmente na aula de cerâmica que minhas mão ficam muito sujas... dá uma preguiça de ficar lavando toda hora.

4. Indira - Vc é testemunha que eu me alimento direitinho, vc almoça comigo, v~e que eu como sempre coisas saudáveis, até melancia já comprei para comer na aula, não foi?? rs

5. Monalisa - Eu só faço isso na aula de cerâmica e nem é sempre... só de vez em quando, rs.

6. Isa - Adorei o site, e os preços também, mas será que é confiável? vc conhece alguém que já comprou nele? e em relação à sala de cerâmica, realmente, é tudo isso que vc falou... aff.

7. Clau - Seja bem vinda ao meu blog, que bom que vc o achou. Parabéns pela gravidez e pelo menininho. Obrigada pelo comentário carinhoso. Que bom que vc gostou do nome de minha princesinha. E vc já escolheu o nome de seu bebê?Como nosso tempo de gravidez é próximo, acho que podemos nos ajudar mutuamente com as dúvidas e preocupações. Espero te encontrar sempre por aqui. Deus abençoe a vc também que sua gravidez seja sempre tranquila.

8. Roberta - (comentário em A decisão e as impressõews sobre o nome escolhido) - Finalmente estou conhecendo uma Malu que realmente se chama Malu. Por aqui até que são poucas as Malus, mesmo as que se chamam Maria Luíza. Mas eu sempre escuto alguém dizer que isso é apelido e por diversas vezes eu questionei ao meu marido se não seria melhor colocarmos Maria Luíza. Mas ainda bem que ele é irredutível e não abre de registrá-la só como Malu. Que bom que vc encontrou meu blog e gostou. Espero encontrá-la sempre por aqui. Beijos pra você e suas princesas.

5 comentários:

Clau disse...

Florzinha meus pés ainda não incharam, graças a Deus, mas tb moro no RS e por aqui ainda continua frio!

Nosso bebê vai se chamar Pedro!

Um beijo e ótima semaninha pra mamãe e bebê!

Nane disse...

MALU, minha linda,
Você que mal chegou à família e, com toda modéstia, é o centro das atenções... Então, para facilitar a vida de todos que querem saber das suas novidades e ver fotos, relatos, sua mamãe resolveu fazer esse BLOG lindo somente para vocês.

Amei o blog

Tia Aline disse...

ô Ruiiiiii, não basta ser pai! Tem que COMENTAR!!!

Que saudade de tu, viu?

Amiga, Agora tú e Iara ficaram gêmeas... hihihi...

Será que já não tá na hora de pensar naquelas meias compressoras? No calor de Salvador é um martírio mas dizem que ajuda!

Beijo na mãe, no pai e na filhinha.

:D

Nane disse...

Leila minha amiga,
Sei exatamente o que sente. É uma mistura de tudo ao mesmo tempo: medo, ansiedade, espectativas, felicidade,
Digo isso pela minha experiência. Assim como eu em relação a Ívini é você em relação a Malu. Vocês nunca trocaram um olhar, mas podem sentir o coração uma da outra. Nunca sentiram o toque delicado da pele, mas sentem a sutileza da sua vida a cada minuto.
Nunca ouviu o doce da voz da Malu, mas para vocês duas palavras não são necessárias.
Nunca deram um só beijinho na mão ou no rostinho uma da outra, mas sentem uma ligação eterna e tão profunda que é inútil tentar descrevê-la.
Amiga sei que sonha com o dia que irá segura-lá em seus braços, lhe dar todo o seu carinho e finalmente conhecer seu sorriso. Esse sorriso passará a ser seu objetivo. Acredite, isso é verdade.
E você virará uma LEOA e vai lutar por ela e sua felicidade todos os dias.
Malu vem calminha e muito paciente, pois mesmo amando-a com toda a sua alma, você estará aprendendo junto com ela, e algumas vezes talvez não saiba como fazer sumir todas as suas aflições e a de Malu.
Mas sei seguramente que darás sempre o seu máximo. O máximo do seu amor, da sua proteção, da sua vida. Você já é uma mãezona daquelas e Malu já é amada incondicionalmente, pois nos seus sonhos e na sua vida ela já vive e sei o quanto desejou esse momento!!
Amiga sei que está usando todos cremes e óleos que te indicaram para evitar a tão temida estria e ficará permanentemente escorregadia durante os meses que ainda falta.
Sei que se preocupa com o tamanho dos seios, da barriga, se está engordando (rsrs), mas saiba que seu peito crescerá e continuará a crescer curiosamente, prepando-se para ser o provedor de alimento da Malu que chegarará faminta depois de sua cansativa jornada. E finalmente quando ela chegar e você a segurar nos braços, descobrirá que tudo valeu a pena.
Reconhecerá nela o seu nariz ou sua boca e as sobrancelhas do seu amado Rui.
Verá no fundo daqueles olhinhos abertos e atentos a possibilidade da continuidade, da renovação, da felicidade e principalmente da APRENDIZAGEM. Essa é sua grande missão!!!

Beijos!

Espero estar no Brasil quando ela chegar... Malu Tia nane quer te ver tanto e tanto

Tass disse...

Ohh que lindo o comentário de Nane. *-* 'rsrs Me emocionei.. eu tbm estou ansioso pra vê-la e poder fazer carinho, brincar, pegar no colo, ver com quem parece enfim rsrs.. Malu tá abalando ... Imagina quando nascer ? Vai ter que marcar hora pra fazer visita!! ''suashu

Bjjos!