sábado, 23 de janeiro de 2010

Hora do banho

A hora do banho de Malu é uma delícia para mim, não sei se para ela é também, mas como ela não chora e nem resmunga, imagino que seja.

Enquanto estava na maternidade, fui orientada sobre como dar o banho corretamente e até hoje sigo o passo a passo, pois achei bem fácil e prático.

Quando chegamos em casa, os primeiros banhos foram dados por minha mãe, mas depois que ela voltou para casa, eu fiquei responsável por essa tarefa.

Enquanto estávamos na maternidade, Malu chorava um pouco no banho, eu desconfio que a temperatura da água não era tão boa quanto é aqui em casa, pois ela não dá um "ai".
Nessas minhas leituras durante a gravidez, aprendi sobre o banho humanizado e sempre o aplico com Malu. Banho humanizado é simplesmente promover um banho não traumático no bebê, mas sim um banho confortável.

Antes de tudo, devemos separar todos os materiais que usaremos e deixarmos ao alcance de nossas mãos, para que não precisemos deixar o bebê sozinho nem por um segundo.

Depois, tiramos a roupinha do bebê, retiramos excesso de sujidade da região das fraldas e envolvemos o bebê numa fralda de pano (toalha).



Levamos o bebê até a banheira e segundo a idéia do banho humanizado, devemos começar molhando os pezinhos do bebê, para que ele se adapte aos poucos ao novo ambiente (a água), depois molhamos um pouco as mãozinhas e aí sim sentamos o bebê na banheira.

No hospital, eu apredí que devemos deixar na banheira três pedaços de algodão molhados com sabonete líquido (sabonete neutro de glicerina, feitos em farmácia de manipulação) e dois pedaços de algodão puro.
Molhamos o algodão puro e passamos no rostinho do bebê, caprichando nos olhinhos.


Depois pegamos um algodão com sabonete e passamos no cabelinho e enxaguamos logo em seguida.
Em seguida, passamos outro pedaço de algodão com sabonete nos bracinhos, barrigunha e perninha e enxaguamos. Lavamos a genitália com o outro algodão sem sabonete.




Viramos o bebê de costas e costas e passamos o último algodão com sabonete, inclusive no bumbum. Enxaguamos em seguida.


O último passo é jogar um pouco de água morna, que já deixamos reservada para enxaguar o bebê.


Vendo assim o passo a passo, parece que é um processo demorado e difícil, mas é muito prático e não devemos demorar muito, tudo isso dura menos de 5 minutos.
Eu adoro dar banho no meu bebê. essa semana Rui entra em férias e eu vou ensinar tudo direitinho a ele.

Comentários dos comentários

Priscila - Pois é amiga, nada é em vão quando a gente coloca Deus no controle. Quanto ao bico de silicone, comprei sim, mas não gostei muito, pois continuei sentindo dor, então parei de usar. Menina, além desse bico, comprei uma conchinhas (caras, aff), comprei uma pomada chamada Massê (mas na maternidade me desaconselharam continuar usando) e comprei uma outra pomada chamada Mater Care (essa uso até hoje e gosto). De resto tá tudo bem, obrigada pelo carinho de sempre.
Isa - Ô amiga, vi seus recados no orkut, mas eu andei afastada do computador esses dias, agora estou voltando aos poucos e só dei ma olhadinha no orkut. Obrigada pelos elogios ao meu bebê, viu? Já estava achando que vocês não viriam me visitar... Como eu não estou saindo de casa, provavelmente estarei por aqui na sexta.
Clau - Hum, contagem super regressiva hein amiga? Que notícia boa. estou super ansiosa pela chegada do Pepê... Muita calma nessa hora mesmo, viu? Aproveite e acalme seu marido também, rs.
beijos

6 comentários:

Pry Abreu (~~) disse...

Que delicia! Acompanhei um pouquinho da graidez e agora vou acompanhar o desenvolvimento de Malu!

Sempre estou passando por aqui.

Deus sabe de todas as coisas, NADA é por acaso!

Beijos
Pry

Unknown disse...

Olá, parabéns pelo nascimento da sua Malu. Que ela traga muitas alegrias e tenha MUITA saúde. Bjs

Juh Sutti disse...

Oi Leila!!! Malu ta um encanto!
Primeiro deixa eu te dizer que a Janaina Sutti sou eu rs... eu tava logada no blog da minha irmã, não percebi isso na hora de deixar o comentario, me desculpa!
Quanto aos banhos, era a "tarefa" nque eu mais me divertia no hospital, aqueles bebês gostosinhos, eu amava!! e sobre a amamentação, é como seu GO disse mesmo, ao menos 15 dias pra seus seios se adaptarem ao ato de amamentar!
Bjus nas duas!

Anônimo disse...

ola leila parabééns pela chega da sua princesa mto linda.. sempre acompanho seu blog... eu to gravida de 17 semanas e ainda ñ sei o sexo do meu bb pois na ultima ultra som o bb tava com as perninhas fechadas e ñ deu para ver o sexo. mais eu te encontrei no orkut e te fiz um convite espero q aceite. pra podermos conversamos bastante sobre a felicidade q e ser mamae

evellyn disse...

ñ tenho blog so orkut
meu nome e Evelyn sou do rio grande do norte. espero q possamos ser amigas..
um bjão felicidades é q o Senhor inlumine e pronteja sempre vc e sua familia q mto Linda.. parabééns....

Priscila disse...

Nossa...passo a passo
se um dia eu tiver, ja vou ta craque em bebes..kkkkkkkkkkk
ou se paty resolver me da um sobrinho.. hauhauah
Vendo malu ali toda enroladinha, derrete qlqr um
kkkkkkkkkkk
Beijos Leila...
e Se cuida em Malu