sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A difícil arte de mamentar

Primeira alimentação da vida de Malu


Ainda na maternidade



Durante a gravidez eu li muito sobre cuidados com recém nascidos, inclusive sobre amamentação. Sempre soube que alguns probleminhas podem surgir, mas com informação e paciência, a gente 'tira de letra'.

Aparentemente não via mistério nenhum em amamentar, era só tirar o seio para fora, colocar na boquinha do bebê e pronto. Pura ilusão, total engano. Na hora "H", eu descobri: não sei amamentar. O pior é que Malu parece ser tão inexperiente, fica com a boquinha aberta, mexendo a cabecinha de lado para o outro tentando matar sua fome. Às vezes, mesmo com minha ajuda, ela não consegue logo e chora um pouquinho.

As enfermeiras foram super pacientes comigo, me ensinaram direitinho o que fazer. enquanto elas estavam comigo, dava tudo certo, mas quando eu precisava fazer tudo sozinha, tinha muita dificuldade...

Mas isso não foi o pior. O pior foram os ferimentos que surgiram nos mamilos ainda na maternidade. meus seios ficaram super sensíveis, até sangraram um pouco e doiam muito para amamentar. No segundo dia eu pedi encarecidamente por um leite na mamadeira, eles relutaram mas acabaram mandando. Nesse meio tempo, Malu dormiu, o leite esfriou e eu acabei não dando a ela. Depois eu fiquei mais corajosa, compramos umas pomadas, uma conchas e mesmo com muitas dores continuo a amamentando exclusivamente no seio.

De vez em quando os seio endurecem muito, aí faço umas massagens (até Rui me ajuda às vezes) e tiro um pouco do leite com uma bombinha manual. De vez em quando eu choro de dor, mas me esforço para que meu bebê tenha uma dieta de 100% leite materno. Na primeira consulta com o pediatra, comentei sobre meu martírio. O médico disse que isso é normal até uns 15 dias, que o tempo que os mamilos levam para ficarem "calejados".

Tenho produzido muito leite, e mesmo usando as conchinhas que aparam o excesso, minhas roupas ficam molhadas e troco de sutian a todo momento.

Agora com 7 dias de vida, Malu já está se saindo melhor. As dores não cessaram, mas já diminuíram um pouco.

Infelizmente, a amamentação ainda não é um momento prazeroso para mim, mas é um momento especial. É muito gostoso sentir seu bebê suprindo uma necessidade vital através de você.

Amo meu bebê.

Mudando de assunto
Antônia nasceu! Filha da Lu que sempre comenta aqui no blog. Antônia é linda e saudável. Parabéns Lu, tudo de melhor para vocês, que Antônia lhe traga muitas alegrias.

Comentários dos comentários

Janaina - Oi Jana, seja bem vinda no meu cantinho, viu? Obrigada pelo carinho e elogios ao meu bebê. Também lamento não ter tido parto normal, mas só lamento mesmo por causa da recuperação. Tinha pavor a cirurgia, mas agora que já aconteceu, penso como você: dou graças à Deus por ter dado tudo certo.

Clau - Oi amiga, já estou mesmo conformada com a cesárea, como respondi à Jana, minha resistência a esse tipo de parto era por conta da recuperação, das dores etc. Mas sabia que está sendo tudo tranquilo? Todo mundo diz: "nem parece que Leila está operada", só sinto incômodos quando esqueço de tomar os remédios. Olhe, estou na torcida por você, sei que vai dar tudo certo no seu parto, viu? Estou muito ansiosa para conhecer Pepê.

Laisa - Oi Lai, obrigada pelo carinho, viu?

Monalisa - Ô amiga, obrigada pelo carinho e pelos elogios à minha princesa. Olhe, vc já sabe onde eu moro, então quando estiver por aqui, já pode nos fazer uma visita, vou esperar, viu?

Edi - Você, como sempre, muito carinhosa comigo. Eu acho mesmo que já estou me sentindo melhor com a idéia de ter feito uma cesárea porque eu fui até onde pude para ter um parto normal. E seguramente, independente do tipo de parto, é muito gostoso ter um bebê em casa, fica mesmo um cheirinho de amor pelo ar - você vai ver. Obrigada pelos elogios a minha Maluzinha, ela é mesmo linda. Se cuide direitinho para que Clarinha venha ao mundo cheia de saúde e curta bem cada mexidinha que ela dá...

beijos



4 comentários:

Priscila disse...

Quem disse que ser mãe é facil heim?
kkkkkkkkkkkkkk
li sobre a postagem anterior, sobre o parto... nada é em vão.. E tudo ocorreu bem, malu tá ai, firme e forte... ah e sobre o bico de silicone para o seio q te falei? comprou? pode ajudar nesse momento de adptação e menos dor na hora de amamentar...
Espero que tudo esteja indo bem, qndo der, vc vai tirar de letra. Tem cara de mae responsavel e prestativa..
rs
bjs

Isadora Mazzoni disse...

Leilinha!!!
QUE PRINCESA LINDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TO BESTA COM A BELEZA DELA!!!!

Acho que eu, paloma e ritinha vamos aí sexta que vem!! Dá??

Beeeijo

Clau disse...

Amiga daqui uns dias sou eu falando sobre amamentação..

Amiga é o seguinte o tampão já saiu e estou com 2 cm de dilatação, segundo o GO o Pedro pode nascer em 24, 48, 72 horas... Mas estou muito muito calma, ao contrário do papai que suava sem parar no consultório...


Um beijão

CONSULTORA NATURA TENHO OTIMOS PRODUTOS PARA VC disse...

Leila sua filha e linda,