sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O umbigo de Malu caiu

Ai gente, cada progresso no desenvolvimento de meu bebê me enche de emoção. Li algumas sobre cuidados com o bebê e a maioria dos livros e/ou artigos dizem que o umbigo cai em média com duas semanas de vida (podendo ser um pouquinho antes ou um pouquinho depois).


Bom, ontem Malu completou duas semanas de vida e o umbigo estava lá, no mesmo lugar. Fiquei um pouco preocupada, imaginando se eu estava fazendo alguma errada, se não estava limpando direito... mas no fundo, no fundo, eu sabia que estava fazendo tudo certinho. Ou melhor, quase tudo.

Na maternidade, fui orientada a limpar o umbiguinho dela a cada troca de fralda e a cada banho. Sempre que dava banho, eu limpava, mas a cada troca de fralda não. Malu troca muito de fralda, não achei que seria necessário fazer tanta limpeza no umbigo assim.


Pois, depois de ficar com uma pulga atrás da orelha por Malu não ter perdido o umbigo com duas semanas, relaxei e decidi esperar com paciência. Durante essa madrugada, trocamos a fraldinha dela mais ou menos à 1:30h e o umbigo estava lá, no lugar, mas às 4:00h, quando Rui a trocava, eu fui enrolar a fralda suja para jogar fora e eis que preso à fralda estava o tal umbigo. Claro que desatento como Rui é, nem havia percebido.


Eu, claro, dei um grito toda feliz "o umbigo dela caiu!!", bati palminhas, fiz a maior festa.
Para fazer a limpeza, desde o dia em que saí da maternidade, usava hastes flexíveis com pontas de algodão (cotonetes mesmo, rs). Primeiro passava seco, puxando um pouco o umbigo para fora (sempre saia uma sujeirinha amarelada), depois molhava as duas pontas da haste com álcool e procedia da mesma forma, todos os dias, várias vezes ao dia.

O engraçado é que eu sempre senti agonia com umbigo de recén-nascido. Não gostava nem de olhar, muito menos de limpar, aff. Mas depois que Malu nasceu, meus conceitos mudaram, pois eu tinha que fazer aquilo.

No começo eu morria de pena, mas realmente não dói. Ela nunca chorou, mas sentia um certo incômodo.

Agora que o umbigo caiu, o bebê já pode tomar dois banhos ao dia, como o verão aqui em Salvador é muito quente, pode ser uma boa pedida.

Comentários dos comentários

1. Ariane - que bom saber que você sempre visita meu cantinho. A gente sempre se encontra pela net, não é? Me lembro de você da comunidade de noivas, depois da 'Decoração sem mistério' e agora aqui... seja bem vinda, viu? Olhe, já experimentei fazer com Malu o que seu irmão fazia com sua sobrinha e realmente funciona, viu? Mas não sempre. Então intercalo essa dica com várias outras que estou aprendendo. Obrigada pelo conselho e volte sempre, viu?

2. Edi - Oi amiga, eu espero que essas cólicas passem logo mesmo, viu? è tão ruim ver um bebê indefeso sofrer... Por enquanto, acho que estou me saindo bem como mãe. Malu é um doce e não me dá muito trabalho. Meu´maior medo era com relação ao umbigo, mas como você pôde ler, tirei de letra, rs. Você vai ver que não é tão difícil assim cuidar de um bebê. Quanto aos seios, eu sempre fui muito relapsa nos exerc´cios durante a gravidez, passava sim a bucha vegetal, mas não na frequência que deveria. Agora estou sofrendo as consequências... Seja disciplinada e castigue seus mamilos agora, pois assim a amamentação será bem tranquila para você.

3.Graziela - Oi Grazi, bom te ver aqui de novo... olhe eu conheço a shantalla sim, mas eu soube que só é recomendável aplicar massagens em bebês a partir do terceiro mês. Vou me informar melhor e conversar com a pediatra... Vou aproveitar e falar da funchicória também, e torcer para que alguma coisa resolva... obrigada pelas dicas.

4. Pry - que bom que vc continua gostando do blog. Quando o novo layout foi surpresa para mim também, quando eu acordei, já estava assim... Eu tenho um primo que sempre me ajuda quando preciso mudar alguma coisa no blog, mas dessa vez ele tomou a iniciativa sozinho... eu também gostei do resultado. Vou dizer sim a Malu que você deixou beijinhos para ela.

5. Maisa - Você também tem um bebezinho novinho? Que bom, assim podemos trocar várias dicas... olhe, vou tentar essa dica do óelo de amêndoas e toalha quente e quando for à médica vou falar desses remedinhos que você usa. Beijos nos seus filhotes.

beijos em todos

5 comentários:

Chanelzinha disse...

é realmente encantador tudo que acontece com Maluzinha, pois acompanhamos o seu desenvolvimento aqui pelo blog e parece que já somos de casa!!!!!
beijokas

Isa disse...

Obaaa! Conheci a princesiiinha hoje pq, gente, ela é um negocinho nininhooo!! parece que é uma giganta por foto! mas é uma delicia de menina! leilinha! adorei a tarde e voltarei viu? quero nem saber! com o passar dos dias eu tomo coragem e vou começar a jogar malu pra cima e tudo mais! beijo em vcs!

Unknown disse...

Leila!Há alguns meses entrei no seu blog por acaso e adorei!A partir daí virei leitora assidua..fiquei na expectativa pelo nascimento de malu tbm!e olha que nem estou grávida, nem pretendo ter filhos agora!Apesar de não te conhecer pessoalmente,quero desejar-te as mais ricas bençãos do céu, e que a graça do pai seja abundante na sua vida e na de sua familia!
Um abraço, Carla

Unknown disse...

Oi amiga, que ótimo que o umbiguinho caiu!! Adooorei as fotos e a cara nova do blog. Uma fofura mesmo!!
Coloca a foto das lembranças de maternidade!!!

Eu amo muito vocês, viu??

Lulu, bjo da dinda

Unknown disse...

Achou a nota fiscal do modem?
Bjs!