terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Cólicas, gases... Aff


Tradcional foto do bebê com os óculos da mamãe


A primeira semana de Malu em casa foi muito tranquila. Ela se alimentava direitinho (apesar das dores absurdas nos mamilos e dos ferimentos), dormia bem durante o dia e à noite só acordava duas vezes para mamar - Mais ou menos à 1:00h e às 4:00h.

Mas de uns dias para cá (hoje ela está com 12 dias) ela está toda enjoadinha, vive se contorcento, mexendo muito as perninhas em direção à barriga e com dificuldade para se alimentar (eu acho).

Depois de ler um pouco, descobri que esse incômodo que ela sente são cólicas provocadas por gases. Morro de pena em ver minha menininha sofrendo, se eu pudesse passava todas aquelas dores para mim...

Quanto à alimentação, não sei se tem muita relação com os gases, mas ela se alimentava bem, mamava cerca de 30 minutos, a cada 3 horas. Agora ela tem mamado mais ou menos 10 minutos em intervalos irregulares. Para essa situação, a 'encantadora de bebês' (depois falo sobre ela)sugere que coloquemos o bebê para arrotar também antes de amamentar, pois assim, os gases que estão no estômago saem e o bebê se alimenta melhor

Lí num livro que às vezes o bebê, enquanto mama, ou mesmo enquanto dorme, engole um pouco de ar. Esse ar se acumula no estômago e às vezes, quando o bebê vai se alimentar, se sente logo saciado, pois os gases estão ocupando lugar em seu estômago, por isso, muitos bebês acordam muito durante a madrugada. Li também que essas cólicas costumam aparecer sempre no mesmo horário (porque será que é sempre de madrugada?).

A situação piora quando esses gases passam para o intestino, aí as dores são muito fortes e o bebê vive chorando, acho que isso não aconteceu com Malu, pois ela não chora, ela se contorce e fica choramingando (choramingar é diferente de chorar). Para aliviar, devemos sempre colocar o bebê para arrotar após as mamadas

Existem várias formas de colocar o bebê para arrotar, é só escolher a melhor para o seu filho. Há ainda os remedinhos (tipo luftal) que o pediatra pode prescrever.

Ai gente, cuidar de um bebê, para mim pelo menos, não tem sido trabalhoso, mas é sofrido, viu? Você sofre quando o bebê sofre, sofre quando ele chora, sofre com os seios doloridos etc...

comentários dos comentários

1. Clau - Pois é amiga, pelo visto sua situação será semelhante à minha, pois você praticamente não engordou na gravidez, sairá de lá magrinha, magrinha.

2.Iruska - Seja bem vinda à meu cantinho viu? Espero que seu sonho de ser mãe se realize um dia. Obrigada pelo carinho, pelo comentário, por ter lido todo o blog (sinal de que tá legal, rs, rs)...

3. Edi - Oi amiga. Pois é menina, saí do hospital magrinha mesmo. Malu saiu, a barriga muchou. Apesar de acha o pós parto horrível, estou bem. E Malu, tirando essa parte dos gases, está bem também. Olhe, deixe sua ansiedade para lá, e relaxe, pois sua hora vai chegar, rs. Por enquanto, curta sua barriguinha e todas as regalias que ela lhe oferece (ai que saudade disso). Enquanto Clarinha não vem, vá se informando e se preparando...

4. Juh -Pois é amiga, eu achei que sairia do hospital inchada e com uma barriga enorme, pois aconteceu o oposto, estou magra mesmo (oba!, rs). Que confusão que eu fiz com o seu nome e de sua irmã hein? Aff, rs rs.

5. Maisa - Seja bem vinda ao meu blog. Obrigada por ter comentado. Agora que você já revelou que é mãe, espero que vc sempre apareça por aqui com dicas para me socorrer, rs. Obrigada pelo carinho.

6. Vívian - Menina você sumiu mesmo, viu? Tive uma prima que recentemente teve gêmeos
com mais ou menos 7 meses de gestação aí me lembrei de você. Repouse direitinho para que seus bebês se desenvolvam bem. Quanto as dores nas costas, com o repouso elas tendem a diminuir também. Imagino que vocês qe acompanham o blog ficaram mesmo felizes com a chegada de Malu, a mim só resta agradecer o carinho. Boa sorte no seu chá, viu. Adoraria ir e fazer as brincadeiras, rs. mas sei que vai dar tudo certo e apesar do cansaço, o resultado será compensador.

7. Priscila - Oi amiga, obrigada pelo carinho, viu? Aproveite chame Patrícia e venham me fazer uma visita.

8. Graziela - Seja bem vinda ao meu blog. Que bom que muita gente nova tem comentado por aqui... Pois é menina, vocês acompanharam toda a minha gravidez, imagino que estavam mesmo ansiosas para a chegada de Malu e agora estão felizes comigo. Agradeço muito pelo carinho, viu?

9. Isa - Oi amiga, sei que sua mensagem foi para Malu, mas eu vou responder por ela... Amiga, eu fiquei tão preguiçosa depois que Malu nasceu, só queria ficar lambendo minha cria. Olhe, náo duas estamos esperando sua visita mesmo, viu? Obrigada pelo carinho de sempre.


Beijos

7 comentários:

Ariane disse...

Leila, sempre leio seu blog, mas nunca comentei. rs Primeiramente, parabéns pela chegada de Malu!!!
Lendo esse post, lembrei do que meu irmão fazia com minha sobrinha quando ela estava com gases. Ele pegava as perninhas dela, com os joelhos dobrados, e levava até a região da barriguinha. Ele disse que ela soltava punzinhos (rs) e que melhorava bastante. Pode ser que Malu melhore tb! ;-)
Bjs

Edi disse...

Aiiii ti Maluzita Lindaaaaaaaa!!!
Q peninha né??? esses gases...
Mas é normal com tdas crianças.... tenho sobrinhos e com tdos foram iguais.... Passa logo... pena q a gente sofre junto né???
Mas o importante é q tdo ta correndo bem...
Agora nos conta, como esta se saindo como Mamãe??? Teve algum medo, ou alguma coisa q não esta conseguindo fazer??? E qto ao umbigo???? Este é o meu maior medo...
E qto ao amamentar, antes vc fez aqueles exercicios de esfregar a bucha nos mamilos??? Pq vivo fazendo isso e ja é doloroso, to na esperança de sofrer agora e não sofrer depois...
Gde beijo pra Duas...

Graziela Garrido disse...

Olha eu aqui denovo!! Esse seu blog vicia, heim!!kkkk
Ela é linda demais!!!! Charmosíssima com esse laço no cabelo!! =)
Com certeza vc já deve saber sobre a Shantalla, pq vc naum tenta aplicar?
Tem um remedinho tbém, q eu dava p o meu filhote e funcionava, pergunte ao Ped da Malu, sobre a "funchicória"!

Bjokas e tô torcendo para q essas colicazinhas chatinhas passem logo!

Pry Abreu (~~) disse...

Que coisa mais gostosaaa meu Deusi!!!

Muito lindaaaaaaaa! E a foto? Rir e babei horrores...rs

Eu? Gostar do novo assunto? Estou AMANDOOOOOOOO!

Gostei do novo layout, não tão infantil quanto o outro, mas continua lindo!!!

As gases é comum em bebÊ, mas como mãe, deve preocupar um pouquinho...ainda bem que ela só choraminga neh?

Dá um monte de beijo nessa coisinha gostosa por mim!

Beijosss
Pry

Maisa disse...

Oi Leila eu sofri bastante de 2à5 semanas meu baby com colicas, fui três vezes ao pediatra para ela me tranquilizar pois não aguentava o meu princípe com tantas dores,(olhe é meu segundo filho porém ele naõ teve nada disso) e até hj sofro com as cólicas que ele já está com 1mês e 15 dias mais diminuiu bastante foram varios remédios (Erva doce,Luftal,Folha de alfazema, Buscopan Composto e nada melhorou hj eu dou dimeticona ou espasmo flatol e passo oleo de almendoa na barriguinha e esquento a fralda e coloco,é o que tem aliviado bastante.
Mais é um sofrimento, temos que nos mostrar fortes para eles não sentir o nosso sofrimento.
Beijosss para vc´s e Malu

Unknown disse...

Que coisa mais gostosa com o óculos da mãe... já viu como ela faz pose para as fotos? rs
Vai adooorar um fhash!

Santo Antônio 2011 disse...

leeeila maluu eh a coisa mais linnnnnnnnda amei essa foto com os oculos e ameique vc vai continuar mostrando as etapas de maluuuu ;D
saudadeeeeeeeeeees