domingo, 29 de novembro de 2009

Coceira na barriga e seios

Essa semana, minha barriga e meus seios começaram a coçar muito. E é uma coceira tão forte que é quase impossível não cair na tentação e coçar. Inclusive, ontem na loja de enxoval, tive uma espécie de crise de coceira...

Como sei que o ato de se coçar é um dos principais responsáveis pelo aparecimento das tais estrias, evito ao máximo passar as unhas na minha pobre barriguinha, mas é tão difícil.

Para minimizar os possíveis efeitos do prurido (nome técnico para essa sensação de coceira), estou intensificando o uso do óleo de amêndoa e do creme para prevenção de estrias. Já experimentei vários cremes: Mater Skin, Gerare, Hidramamy (meu favorito) e O Boticário, que é o que estou usando ultimamente, no início da gravidez enjoei muito com o cheiro dele, mas agora já consigo usar (embora o cheiro,ainda não me agrade). O óleo de amêndoas que uso é aquele vendido em farmácia, o fedorento (soube que é o mais eficaz, então, desde o início da gravidez só uso ele).

Segundo especialistas, as fibras elásticas da nossa pele ficam distendidas durante a gravidez, e quando essas fibras se rompem surgem as estrias. Detalhe, pode acontecer que uma grávida tenha estrias mesmo sem se coçar, pois as fibras se rompem apenas com o estiramento mesmo, portanto, o recurso é hidratar muito a pele, de preferência com um bom creme combinado com o óleo de amêndoas ou apenas o creme ou ainda apenas o óleo de amêndoas.

Ao utilizar os cremes, é bom dar atenção especial ao quadril, barriga e seios, pois são as partes do corpo que mais 'esticam', lembrando que ao passar os produtos nos seios, nunca passar nos mamilos, uma vez que os mesmos não podem ficar muito hidratados, pois podem ficar muito sensíveis e ferir facilmente.

Essa noite eu acho que senti coceira a noite toda, pois sonhei que algumas tias minha (Natal, Marly, Marlene e Irene) se juntavam para coçar minha barriga, e eu ficava o tempo todo avisando para elas não passarem as unhas, aí ela ficavam passando pente, escova... rs.

Meninas grávidas, se a coceira for muito forte, tentem coçar com a ponta dos dedos (sem usar as unhas) ou passar a palma das mãos abertas, isso alivia a coceira e os resultados não são tão nocivos.

Comentários dos comentários

1.Juh - Se você ficar falando que acha o andar de pato charmosinho, eu vou acabar o adotando como meu andar oficial, viu? rs. Quanto as espinhas, eu falo tanto nelas porque realmente estão demais, eu mal consigo me encarar no espelho... mas eu não fico lamentando não. feia, mas feliz!!

2. Vívian - ô amiga, eu vou te passar umas dicas de decoração de quarto para menina e menino... é que eu num corre-corre que acabei esquecendo. Quanto aos comentários, não sei o que está acontecendo... Beijos nos gêmeos, viu?


beijos

sábado, 28 de novembro de 2009

Enxoval quase pronto!!


Hoje foi um dia cheio para nós, e delicioso também (e cansativo também, tá bom).

Saímos cedo de casa e compramos os materiais para a cortina do quartinho de Malu. Compramos o tecido, varão, ponteiras, enfim quase tudo.

Fomos ao shopping almoçar, acabei encontrando minha grande amiga Luana e sua família. Matamos a saudade conversamos um pouco depois Rui e eu seguimos para a segunda parte da maratona de compras. Compramos lençóis, toalhas, cueiros, fraldas de pano, mantas, roupinhas, tiaras, mamadeiras, tesourinha para unha (ai gente, foi tanta coisa que não vou lembrar para listar aqui).

Depois fomos a outra loja comprar as coisas que não encontramos na primeira. Acabei comprando um spray com um cheirinho bem suave para o quarto e um para as roupas.

Estou me sentindo tão aliviada pois agora 90% das coisinhas dela estão compradas. Próximo passo? Lavar tudo e depois passar. Vou levar tudo para a casa de minha mãe, pois lá tem mais espaço para secar e tem ela para me ajudar.

O kit berço também deve estar quase pronto, mas falta comprar alguns itens de decoração.

Agora estou em casa, exausta, mas pelo menos meus pés não incharam.


Mudando de assunto


Malu continua mexendo bastante, parace que já não há tanto espaço para ela treinar seus passos de balé. Tem alguns lugares que ela atinge que dói... Essa semana minhas espinhas pioraram, estou me achando horrível, mas estou feliz, pois sei que elas existem como consequencia de uma boa causa.


Comentários dos comentários

1. Aline - ô amiga, adorei a comparação com Gisele Bundchen, e acho que vc tem razão. Se ela que é um ícone da elegancia está andando assim... eu também posso.

2. Clau - Pois é Clau, eu até tento, mas é difícil manter a postura com esse barrigão, viu?


beijos

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Andar de Pato

Ví esse termo num site para gestantes e me identifiquei totalmente. Tenho notado que nos últimos dias estou com um andar estranho, tipo de pato mesmo (aff).

Se faço um pouquinho de esforço a mais, sinto um incômodo na coluna (bem lá embaixo, perto do bumbum) e dores terríveis nas pernas. Resultado? Ando com as pernas abertas, com a mão na cintura, horrível!!!

Se estou na rua, evito andar dessa forma, ando meio torta, meio troncha, mas não como um pato, porém, se estou em casa, libero geral!

Minha casa é cheia de espelhos, e ao passar por um deles ontem com esse andar, fiquei chocada!

Mas, segundo especialistas, esse 'andar de pato' é uma estratégia do nosso organismo para compensar o peso da barriga, por isso jogamos as costas para trás e abrimos as pernas na hora de andar, com o intuito de proporcionar equilíbrio diante das novas condições do corpo.

Pode até ser confortável andar assim, mas devo admitir que não é nada elegante. Então entre a elegância e o conforto, eu fico com a elegância na rua e com o conforto, em casa, rs.

Comentários dos comentários

1. Juh - Oi querida, Rui agradeceu os parabéns. E não é que a torta ficou boa mesmo? Pena que foi pequenininha... Quanto ao tempo que me resta para providenciar tudo, eu espero realmente que dê...

2. Raquel - Oi querida, se eu não estiver enganada, você já deixou um comentário aqui no blog. Que bom saber que meu blog não faz parte só da minha rotina. Que bom que vc gosta de estar sempre por aqui... Obrigada pelo carinho. Bom saber que vc é de São Paulo, não imagina que meu blog estava indo tão longe assim, rs rs. beijos.

beijos

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Estamos atrasados!

Hoje eu só passei aqui para resmungar um pouco...

Gente, o quarto de Malu parece que não anda. Primeiro foi a demora para achar um pedreiro para aplicar Vedacit numa das paredes (essa tal parede era úmida e ficava com mofo) e colocar a porta. Depois tivemos que achar um outro pedreiro para tirar a porta, pois o primeiro pedreiro fez um péssimo trabalho. Aí tivemos que recolocar a porta com um marceneiro (coisa que deveríamos ter feito desde início).

E por falar em marceneiro... ele me prometeu os móveis para o final de outubro e até hoje, nada. Essa semana ele iria trazer, mas precisava da medida dos puxadores que eu esquecí que tinha que comprar.


E por falar nos puxadores... Rodei Salvador inteira atrás de puxadores infantis, mas eu queria que fossem lindos e charmosos, porém só achava aqueles de mdf ou de plástico. Depois de muito andar, achei uns puxadores de resina que me agradaram, mas foi no lugar mais caro da cidade. Decidi procurar um pouco mais, como não achei, tive que comprar no lugar mais caro mesmo, para piorar, não tinha a quantidade que eu queria (aff), mas no final deu tudo certo, já estou com os puxadores (lindos).


O marceneiro disse que hoje ele trará os móveis e amanhã ele vem montar (tomara que seja verdade). O pior é que o rapaz que irá instalar os rodapés depende do marceneiro, por causa de um painel que está no projeto....


Ah! Queríamos colocar um ventilador de teto no quartinho dela, mas parece que não será possível por causa dos fios, da eletricidade, sei lá.


Até o tapete que quero encomendar depende dos móveis, pois quero ver tudo no lugar para decidir a dimensão exata do tapete, que levará alguns dias para ficar pronto.


Tudo bem que Malu provavelmente chegará a partir de 10 de janeiro (com fé em Deus), mas se ela fosse apressadinha e quisesse chegar com 7 meses por exemplo, não estaria nada pronto e se ela resolver chegar com 8 meses? Não quero nem pensar.


Tenho fé que meu bebê chegará no tempo certo, mas eu já estou ficando cansada. Se ando muito meus pés doem, sem contar que a toda hora quero fazer xixi, rs. Além do mais, fui aconselhada a repousar bastante nesse último mês.


Mudando de assunto

Ontem fiz uma mini torta de chocolate para Rui, espalhei uma bolas pela casa e batí os parabéns para ele (eu fui a única convidada da festa).
Uma fotos da festinha dele, rs.







Comentários dos comentários

1. Clau - pois é amiga, que bom que encontramos excelentes companheiros que certamente serão excelentes pais para nossos filhos... Rui agradece os parabéns.

2. Aline - Um beijo para você também amiga e Rui agradece os parabéns.

3. Renata - Rui agradece os parabéns. Parabéns também pelo seu aniversário que foi ontem, no mesmo dia de Rui.

beijos




quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Feliz Aniversário Papai Rui

praia do fortre 2008


Morro de São Paulo 2009



Hoje é o aniversário de meu amor e por razões que todos conhecem, esse ano tem um gostinho especial.

O principal presente está bem guardadinho dentro de mim, mas ele só vai poder abrir em janeiro (rs).

Este é o último aniversário em que seremos apenas um casal, nos próximos já seremos uma família (embora já nos sintamos uma família). Como Rui mesmo disse, esse é o primeiro aniversário dele com Malu e eu imagino que ele deve se sentir muito feliz por isso, pois esse ano foi também meu primeiro aniversário com nossa filha e eu me senti "a mãe do ano".

Rui, eu quero mais uma vez dizer que viver com você é uma delícia. Que o meu amor por você só cresce a cada dia e que casar com você foi uma das decisões mais acertadas de toda a minha vida.

O meu desejo é que você seja sempre muito feliz (ao meu lado, rs), muito abençoado, que Malu traga muitas alegrias para você e te encha de orgulho sempre.

Tenho certeza que você será um excelente pai, como você é um excelente marido. Você é um presente de Deus pra mim e eu não poderia ser mais feliz se não fosse com você.

Te amo muito e quero estar sempre ao seu lado, por toda a minha vida.

Mensagem de Malu para o papai:

Papai, tenho muita vontade de nascer logo pra gente poder brincar, pra você me carregar no
colo e me jogar pra cima, pra gente brincar de casinha e de boneca.
Eu gosto muito da sua voz, viu? Gosto quando você me chama de Lulu, Luluzinha, Maluzinha, quando você canta musiquinha pra mim, quando você me beija pela barriga da mamãe, quando você me diz 'te amo filhinha'.

Feliz aniversário, viu papai? Te amo muito, pra mim você já é o melhor pai do mundo.
Um beijo

Comentário dos comentários
1. Clau - O pior não é nem a quantidade de quilos que engordei, mas sim o fato de está me sentindo gorda mesmo. Tô com o rosto redondinho, os braços forte, aff. Sem contar com as broncas que sempre levo da médica...

2. Monalisa - ô amiga, engordei sim, 8 quilos, até agora... rs. Obrigada pelo carinho, mas quando você me vir pessoalmente de novo vai ver como estou meio rechonchuda.
beijos

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Consulta pré-natal

Hoje foi dia de mais uma consulta pré-natal. Engraçado que fiz uma consulta há um mês, mas parecia que foi semama passada... Como o tempo está passando rápido.

A consulta hoje foi bem leve, sem queixas, sem muitas dúvidas, sem preocupações, uma beleza.

Os resultados dos exames foram ótimos: glicose normal, urina sem alterações, enfim, tudo perfeito. Só a pressão que estava baixa, 9 por 5, Drª Sônia até passou um remedinho para aumentar a pressão, mas não sei se vou tomar...

O momento tenso da consulta foi a hora de me pesar, e para manter o costume, levei uma bronca, pois engordei 2 kg nesse último mês, agora são 8 kg durante toda a gravidez.

Quando a médica mediu o útero, bateu certinho com 33 semanas.

Ao examinar os seios, ela sugeriu que eu usasse aquelas conchinhas de silicone preparatórias para o mamilo.

Ouvimos o coraçãozinho de Malu e estava batendo bastante forte e rápido.

Algumas pessoas me aconselham a parar de dirigir, mas Drª Sõnia disse que posso dirigir até o dia do parto, ou seja, não tem problema nenhum.

Ah! Ela disse que a partir de agora, as consultas serão quinzenais e não mais mensais. Semana que vem completo 8 meses de gestação.

Estou com uma lista enorme de exames de laboratório para realizar e segundo a médica, serão os últimos que farei.

Pois é minha gente, estou chegando na reta final e graças à Deus, tudo está correndo bem. Eu estou bem, Malu está bem, a gestação está excelente.



Fotos da barriguinha com 32 semanas:



Comentários dos coementários

1. Juh - Ai amiga, tomara que seja assim, bem do jeitinho que vc falou, se eu pagar esse mico, prefiro mesmo não ficar sabendo...

2. Aline - Amiga, adorei o termo "dor moral", além da dor física, que dizem que é terrível, tem mais essa. Mas eu vou pedir a Deus para isso não acontecer comigo. E ainda tem essa possililidade do bebê fazer cocô na barriga... esse assunto dá um post.

3. Josie - Amiga, acho que vc não timnha me contado essa história não. Mas já estou trabalhando minha mente para essa possibilidade. Hoje estive com a médica, mas não tive vontade de tocar no assunto.

4. Monalisa - Pois é amiga, nem de longe os homens aguentariam um terço do que passamos. É nessa hora que eu me questiono porque somos consideradas o 'sexo frágil". Somo fortes e guerreiras, isso sim.

beijos

sábado, 21 de novembro de 2009

Outra preocupação com o parto normal

Ai gente, ontem eu falei sobre um dos meus medos em relação ao parto normal. Hoje quero falar de outro, mas estou meio sem jeito, porque é uma questão meio nojenta.

Já estão imaginando o que é, não é?

Quem pensou que tenho medo de fazer cocô durante o parto, acertou.
Estive lendo sobre o assunto e descobrí que fazer o número 2 enquanto se está tendo neném, é mais normal do que podemos imaginar.

Infelizmente é algo que não podemos evitar e se evitarmos fazer força para não defecarmos, também estaremos evitando fazer força para que o bebê saia. Ou seja, não tem jeito. Se durante o parto existir algo para sair além do bebê, esse algo, infelizmente, vai sair mesmo (eca!).

Mas há uma luz no fim do túnel, normalmente, as primeiras contrações que sentimos, ajudam a esvaziar o intestino. É isso mesmo, junto com as primeiras contrações, dá uma vontade de fazer cocô (que bom!). Portanto, antes de entrar no trabalho de parto propriamente dito, podemos aproveitar e dar uma passadinha no sanitário, rs.

Se a vontade de ir ao banheiro não aparecer com as primeiras contrações, nos hospitais eles costumam dar um remedinho para limpar o intestino antes do parto (vou conversar urgentemente sobre isso com minha GO).

Agora, se acontecer de uma mulher defecar durante o parto, não é motivo para grandes constrangimentos, uma vez que os médicos e enfermeiros já estão habituados com essa situação.

Pronto, era sobre isso que queria falar hoje. Sei que é um assunto meio fedorento, porém, é uma realidade que faz parte do universo das grávidas...

Tomara que eu não passe por isso, pois certamente morreria de vergonha... rs, rs

Comentários dos comentários

1. Isa - ô amiga, estava com o tempo bem apertado essa semana, então vinha aqui, postava rapidinho e pronto. mas... atendendo a pedidos, cá estou comentando de novo, rs...

2. Lu - Pois é Lu, em relação a episio, eu concluí que é ruim com ela, porém é pior sem ela. E como vc disse, o que é que a gente não faz pelos nossos bebês?

3. Juh - ô amiga, obrigada pela força, desejo muito ter um parto tranquilo, desejo mais ainda que meu bebê fique bem durante todo o processo. Quanto a deixar de comentar os comentários, foi só essa semana, viu? Olha eu aqui de novo comentando, rs, rs.

beijos

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Episiotomia, é necessário??



Quando penso no parto, confesso que fico preocupada, temerosa e sofrendo por antecipação.

Todos sabem que desejo muito ter parto normal, mas isso não quer dizer que não tenha meus medos e meus receios.

Honestamente, não tenho medo da dor, tenho medo de precisar tomar anestesia (vocês acreditam que eu prefiro a dor do parto do que de uma anestesia?), como já disse antes, tenho medo que na hora "h", descubramos que será necessário usar fórceps, e tenho também medo da tal Episiotomia.

O que é isso?

Episiotomia é aquele corte feito começando na vagina em direção ao reto, durante o parto para facilitar a saída do bebê. Sempre que penso em parto normal, morro de medo desse tal corte. Na verdade eu não simpatizo muito com a idéia de ser cortada, acho que é por isso que morro de medo de cesariana.

Mas independente do meu medo, uma Episiotomia, na grande maioria dos partos, é necessária, pois se ela não for feita há um grande risco de haver uma laceração na vagina, ropimento na bexiga e em alguns vasos sanguíneos, sem contar que afrouxar a vagina, significa perder o controle da urina epode mudar as sensações experimentadas durante a relação sexual.

A necessidade de uma episiotomia é percebida no parto quando a cabeça do bebê já está na vagina. Se for realmente necessário, é bem melhor do que uma laceração, que pode tomar várias direções e é muito mais difícil de cicatrizar do que um corte controlado, reto e limpo.

Existem vários graus de episiotomia, desde a que corta somente a pele (1ºgrau) até a que corta, além da pele, três camadas de tecidos subjacentes e a mucosa retal (4ºgrau).

Espero realmente que eu só precise da episiotomia de primeiro grau.


Fonte: Sua gravidez semana a semana by Glade B. Curtis e Judith Schuler

beijos


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Barriga de 7 meses!!!


Olha como Malu já está grandinha...


Tô louca pra te ver chegar, tô louca pra te ter nas mãos...


Eu conto as horas pra poder te ver...

Dizem que quando completamos os 7 meses de gestação, a barriga começa a crescer assustadoramente. Podemos notar a diferença de uma semana para outra.

Essas fotos foram tiradas quando completei 32 semanas (sábado). Ainda notamos uma sutil cinturinha (espero que ela permaneça aí até o nono mês).

Gente depois de amanhã completo 33 semanas e só de lembrar que a gestação dura 40 semanas, fico assustada e muito animada. Meu Deus, como passou rápido!

Quando digo fico assustada, é porque penso nas providências a tomar, nos itens a comprar... Será que vai dar tempo?

beijos

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Susto


Hoje eu não tive aula pela manhã, então fiquei em casa. Enquanto arrumava a casa, percebí que Malu estava muito quieta. Por volta do meio dia, eu já fiquei preocupada. Parei com o que eu estava fazendo e me deitei de barriga cima (quando me deito nesta posição ela mexe muito), mas meu bebê não mexeu. Coloquei a musiquinha que ela gosta e nada.
Claro que comecei a chorar, enquanto conversava com ela. Me deitei do lado direito (acho que ela não gosta quando deito assim, pois fica me futucando, como se pedisse para eu mudar de posição), e nada. No desespero comecei a orar e mexer na barriga, até que finalmente, Ufa! Ela mexeu, bem pouquinho, mas mexeu.
De repente, Rui me liga, sente que minha voz está estranha, pergunta o que aconteceu, eu conto a história, ele se preocupa um pouco, mas aí eu digo que está tudo bem...
Normalmente Malu mexe muito, às vezes ela mexe tanto que fico pedindo para ela parar um pouco (Rui nem gosta quando faço isso, rs), por isso que fiquei muito preocupada quando ela resolveu ficar quietinha.
Sei que quando a gravidez está chegando ao final, o bebê encontra pouco espaço na barriga da mãe e por isso mexe menos. Mas não estou ainda nessa fase, pois ontem ela mexeu muito.
Essa semana tenho consulta com minha GO, então ou poder tirar todas as minhas dúvidas.
beijos

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Chá de fraldas - Lembrancinhas

As lembrancinhas de chá de Malu ficaram muito lindas. E foram preparadas a seis mãos com muito carinho.

Meu irmão preparou os adesivos para as latinhas, Rui e eu embalamos, recheamos e enfeitamos.

Gostei bastante dessas lembrancinhas, por serem novidade (pelo menos por aqui), lindas, baratas e fáceis de fazer. Todos se encantaram por elas.O único problema que encontrei, foi que aqui em Salvador não vendem ainda dessas latinhas, então, tive que em arriscar no Mercado Livre, mas deu tudo certo. O chato é que em São Paulo as latinhas custam baratinho, mas com o frete que temos que pagar encarecem um pouco.

Mas ainda assim ficaram acessíveis e deu tudo certo.


Fechadinha...


Recheada com confeitos mastigáveis


Embaladinha...


Todas juntas
beijos

Chá de fraldas - Fotos com os convidados

Só estavam presentes no chá parentes meus e de Rui e alguns visinhos e amigas de infância. quase todo mundo tirou fotos fazendo carinho em Malu, menos minhas tias, pois na hora em
que tirávamos as fotos, elas estavam ajudando a servir o lanche.

Papai fazendo carinho em Malu e em mamãe ao mesmo tempo. Acho que daqui daqui pra frente ele vai ter que se dobrar em dois, pois se Malu for carente como eu...



Malu é chique gente, vai ter até bisavós. Esses são meus avós maternos, Andrelina e Chiquinho. Ainda tem uma terceira bisavó, a mãe de meu pai, mas ela não estava presente no chá, pois mora longe.


Vovó Tereza, mãe de Rui.



Vovô Usso e vovó Tata (Wilson e Marta) meus pais.


As crianças: Júnior, Geovana, Tarcísio, Larissa, Gabi e Raíssa com o bracinho todo esticadinho para conseguir colocar amão na barriga também.



Primos grandes: Dan, Raquel (que quase não sai na foto), Deise e Tassyo.




Amigas de infância: Doró, Date e Jeane (mãe de Raíssa).






Vizinhas: Zelita, Helena, Jana, Mocinha e Merly



Titia de Malu: Poliana (noiva do irmão de Rui)



Chá de fraldas - brincadeiras

Diferentemente dos chás normais, onde alguém prepara as brincadeiras para a grávida, no meu caso, eu mesma animei a festa, e foi muito legal.

Todos os convidados participaram, ninguém ficou de fora. fizemos a maior festa.
Para as meninas que estão grávidas, vou explicar cada brincadeira para que vocês possam usar nos chás de vocês, agora que elas foram trestadas e aprovadas, rs.

Brincadeira 1 - Fita Métrica
Começei com a brincadeira da fita métrica. Medí a minha barriga (sem ninguém ver) e os convidados deveriam dar palpites tentando acertar a medida exata, quem acertasse, ganhava um brinde (um bombom).

Quem acertou a medidad certinha (1,05m) foi Sandro. Teve gente que falou até 1,30m, 98 cm etc.




Sandro exibindo seu valioso prêmio - um bombom, e eu com a fita métrica na barriga.


Depois dividí os convidados em três grupos e fiz uma mini gincana.

Brincadeira 2 - lista de itens de bebê
Dei um tempo para que todos escrevessem num papel, coisas relacionadas a bebês. A equipe que escrevesse o maior número de coisas, seria a campeã. Todos se envolveram e levaram à sério a disputa.



todos aí são meus tios: Cuco, Tia denise, Dí, Tio Carlinhos e Nenete (em pé) e Ene - Tão concentrados.




Poliana (concunhada), D. Tereza (sogra), Helena, Jana, Doró, Sandro e Dan (prima)


Equipe das crianças: Geovana, Larissa, Junior e Tarcício, com ajuda de alguns adultos: Tassyo, Date e En.
Cadê Raquel?

Brincadeira 3 - PApinha Nestlè
Convidei um casal de cada equipe e oferecí uma papinha de frutas (aquelas da Nestè) e uma colherinha. Um membro de cada casal oferecia a papinha na colher e o outro comia, quem terminasse primeiro, seria o casal vencedor e a equipe marcava ponto.

Raquel e Tassyo. Não são um casal, são primos.




Meu pai e minha mãe - foi o único casal em que a mulher foi quem comeu a papinha (gulosa hein mãe?). O outro casal é Doró e Sandro.


Quem ganhou mais uma vez, foi Sandro, dessa vez com sua esposa, Jailma (Doró).
Sandro com o queixo ainda sujo de papinha

Brincadeira 4 - Palavras com letras misturadas
Entreguei uma folha com palavras relacionadas a bebês, cujas letras estavas misturadas. A equpe que colocasse todas as palavras em ordem primeiro, seria a campeã.
Exemplo de uma palavra: eicoru = Cueiro

O povo se jogou no chão, rs
Brincadeira 5 - Batata quente
Brincadeira tradicional. Convidei dois integrantes de cada equipe. Ao som da música, os participantes passavam um pacote de fraldas de mão em mão, quando a música parasse, quem estivesse com a fralda na mão, seria eleiminado, até que restasse só uma pessoa.

Tassyo e meu pai de costas e Dan e Dí de frente (pai e filha)



Poliana vibrando com a saída de Dí.



Acho que quem ganhou essa prova foi Poliana (de verde)


Brincadeira 6 - Rolo de barbante
Oferecí a cada grupo um rolo de barbante. Eles deveriam cortar um pedaço do tamanho da minha barriga. Como todos já sabiam a medida, ficou mais fácil, mesmo assim ninguém acertou exatamente. Ganhou o gupo que mais se aproximou.

Esse foi o grupo que ganhou a prova. Essa é Tia Denise e seu esposo Dí.
Brincadeira 7 - Raul Gil
A última brincadeira foi aquela do Raul Gil. Os gruposdeveriam dizer, por exemplo "coisas que encontramos no quarto do bebê com a letra B". O grupo que não conseguisse responder, era eliminado.
No final, o jogo ficou empatado!
No próximo post vou colocar fotos de amigos e parentes e das lembrancinhas.
beijos

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O chá de fraldas de Malu foi 10!!!

Oi gente, estou aqui morta de cansada. Mas era o que eu poderia esperar depois de ontem. O chá de Malu foi uma festa!

Ficamos a manhã toda decorando o espaço e quando terminamos, estava quase na hora do início do chá, só deu tempo para 'engolir' uma comidinha, tomar um banho e fazer uma produção básica, afinal de contas precisava sair bem nas fotos.

E por falar em produção, acabei esquecendo todas as minhas maquiagens em casa. Como estou cheia de marcas de espinhas, fiquei desesperada. Mas, acabei me maquiando com as de minha mãe, não fiquei tão bonita como fico quando uso as minhas maquiagens (rs).

Voltando ao chá...

A decoração foi toda em tons de rosa:




O bolo ficou muito lindo! Minha mãe foi quem escolheu o modelo...

Além de bonito, estava também gostoso.


Durante o chá servimos doces e salgadinhos de aniversário (empadas, pastéis, camarões empanados, quibes etc), as não tenho fotos...

Olha só quantas fraldas ganhamos:


Rui, eu e Malu entre as fraldas

Na primeira parte do chá, fizemos um agradecimento a Deus. Quem comandou foi minha tia Marlene.
Minha tia Marlene estava toda combinada com a decoração, rs.


As crianças até cantaram para Malu.

Larissa, Tarcísio, Junior, Gabi, Geovana e a pequenininha é Raíssa.

Hoje eu demorei em postar por causa do meu computador que está com vírus, e acho. Só agora conseguí conectar à internet.
Amanhã postarei sobre as lembrancinhas, brincadeiras e colocarei fotos de parentes e amigos.
beijos

domingo, 15 de novembro de 2009

É Hoje

Hoje é o dia do nosso chá de fraldas. Estou aqui em Candeias na casa de meus pais e infelizmente não dormi muito bem essa noite. Senti uma forte azia e não trouxe o remédio, como não posso tomar sal de frutas ou coisa assim, tive que dormir sentada por alguns minutos e só mais tarde pude deitar e relaxar.

Apesar de não ter dormido muito bem, acordei disposta. Rui foi com meu pai limpar o local da 'festa' e as demais coisas já estão encaminhadas. Minha mãe organizou tudo direitinho...

Já recebemos algumas fraldas aqui em casa e com fé em Deus vai dar tudo certo!!
Essa é a primeira festa dedicada a Maluzinha e eu desejo que tudo corra bem. amanhã posto as fotos aqui para que vocês e ela (quando crescer) vejam como tudo foi feito com muito amor.

beijos

Comentários dos comentários

1. Priscila - O pior é que eu não saí com fome. Eu só não havia comido nada doce... Diga a sua mãe que quando você , Patrícia ou Joelma ficarem grávidas é que ela vai ver o que é uma grávida fresca, rs rs. Ah! eu percebí que o comentário sobre o enxoval não feito por você.

sábado, 14 de novembro de 2009

grávida pode sair de casa sozinha?

Ontem, logo depois do meio dia, fui ao supermercado comprar umas coisinhas e almoçar. Enquanto estava na fila, percebi que começava a me sentir mal, estava com a mesma sensação de quando desmaiei. Como já estava perto de ser atendida continuei na fila.
A moça do caixa percebeu que eu não me sentia bem e sugeriu que eu sentasse um pouco na praça de alimentação. Peguei minhas compras e fui.

Ao me aproximar de um cadeira liguei para Rui aos prantos:

Rui: Alô
Leila: Nêgo, snif, snif.
Rui: (todo preocupado) O que foi Leila?
Leila: passando mal, snif, snif.
Rui: Mas vc está em casa?
Leila: Não, estou no Extra.
Rui: Procure um lugar pra sentar...
Leila: Já estou sentada aqui na praça de alimentação.

Acho que Rui ainda não se acostumou com mal estar de grávida, pois sugeriu que eu pegasse um taxi e fosse ao médico. Eu disse que poderia ser fome, que eu iria almoçar e depois iria para casa.

Enquanto eu almoçava, Rui me liga e diz que é para eu pegar um taxi para ir para casa, e que eu não fosse dirigindo.

Mas após o almoço, me senti um pouco melhor, e fui logo para casa, dirigindo (o supermercado é pertinho de minha casa).

Em casa eu deitei e aos poucos melhorei. Não estava com tanta fome assim, acho mesmo que o mal estar foi porque eu praticamente não havia comido nada doce até aquele momento. Me lembrei que a Drª Sônia sugeriu que eu sempre andasse com uma balinha na bolsa, pois era provável que eu sofresse com hipoglicemia de vez em quando.

Mesmo sendo normal, tenho muito medo de desmaiar na rua, e acordar com um bando de curiosos ao meu redor. Espero realmente não passar por isso.

Agora Rui decretou que eu não posso dirigir sem comer uma coisinha antes. Ele disse que sempre que eu precisar sair de carro (todos os dias eu preciso), devo comer uma fruta, um biscoito ou um chocolate antes. Qualquer coisa, desde que eu como algo.

Acabei concordando com ele, pois é realmente muito ruim e perigoso passar mal na rua, imaginem ao volante.

beijos

Comentários dos comentários

1.Clau - Acho que você terá muito leite, viu? pois eu nunca molhei o soutien ou a camisola. a verdade só saia essas gotinhas duas ou três vezes, mesmo assim porque eu estava fazendo os exercícios... Espero que seja realmente normal.

2. Monalisa - Estou querendo mesmo falar com minha médica, mas não quero ligar, vou esperar a próxima consulta e tirar todas as minhas dúvidas...

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Leite amarelo?

Gente, ontei eu levei um susto. Estava fazendo os exercícios preparatórios para a amamentação nos seios, mas dessa fez, fiz um exercício diferente que a médica havia me ensinado na ultima consulta.

Claro que ela disse que a coisa deve ser feita delicamente e claro que eu não fui delicada (rs), acho que fiz um movimento muito intenso, e de repente sairam umas gotas de leite amarelo, muito amarelo, tipo gema de ovo.

Fiquei assustadíssima e comentei com Rui: " Rui, o leite está amarelão, e agora?". Confesso que me bateu uma vontade de ligar para doutora Sônia, mas Rui me tranquilizou dizendo que era assim mesmo.

Sempre soube que o colostro é amarelo, mas sei também que o colostro só é liberado após o parto e que durante a gravidez podemos liberar um leite clarinho, como já aconteceu comigo uma vez, lembram?

Agora estou com receio de continuar os exercícios para que não 'jogue fora' a comidinha da minha filhinha. Será que é mesmo ruim ficar perdendo esse leite? Será que é mesmo o colostro?

beijos

comentários dos comentários

1. Clau - Claro que somos amigas... parece mesmo qu a gente já se conhece, nos comuniacamos praticamente todos os dias, você também é muito querida por mim, viu? Quanto aos maridos, eles tê uma forma diferente de mostrar emoção, mas nos momentos de preocupação é que percebemos mais o quanto eles estão envolvidos com nossa gravidez...

2. Monalisa - Você, como sempre, toda encantada... rs.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

9 meses depois, nasce também um PAI !


Eu realmente não acho que o nascimento do primeiro filho é mais importante que o nascimento dos demais filhos de um casal, porém, o nascimento do primeiro filho é um marco na vida de qualquer pessoa, pois é a partir de daí que você se torna Pai ou Mãe.

Mesmo não carregando o bebê no ventre, sei que para os pais, esse é um momento extremamente importante e especial. Sei também que eles ficam ansiosos, animados, emocionados com as ultra-sonografias, encantados com as mexidinas dos bebês na barriga, preocupados e temerosos de que algo fora do normal aconteça.

Pelo menos com Rui (meu marido) tem sido assim.

Ele não sabe, mas eu fico observando a reação dele diante de todas as coisas que envolvem nossa gravidez.

Acho lindo quando ele (todos os dias) entra no quartinho de Malu e fica olhando as paredes pintadas (o quarto está completamente vazio), aí ele dá uma risadinha e eu fico pensando que ele deve ficar imaginando como será quando a proprietária tomar posse daquele espaço.

Ontem recebemos pelo correio a base do bebê conforto. Ele abriu a caixa todo feliz, checou se estava tudo certo, depois, cuidadosamente colocou a caixa lá no quartinho dela.

Ontem também ficamos horas preparando as lembrancinhas do chá de bebê, achei lindo vê-lo entre fitas e laços cor de rosa, preparando tudo na maior alegria (só estava morrendo de sono, não foi Rui?).

Ele também fica horas (todos os dias) olhando coisinhas de bebê nos sites da internet, cotando os preços das coisas que ainda precisamos comprar, e a cada compra finalizada ele fica todo feliz.

Outra coisa que ele gosta de fazer também é cantar nossas músicas favoritas, sempre incluindo o nome de nosso bebê em algum trecho que fala de amor (às vezes nem rima).

Hoje antes de sair, ele deu um beijinho na barriga e disse: "filhinha, papai te ama". Para mim é muito bom ter a certeza de que ele será um excelente pai, que estará sempre me ajudando a cuidar de nossa filhinha, que trocará as fraldinhas sujas com um sorriso no rosto (será? rs) e que se empenhará em aprender tudo, para cuidar direitinho do nosso tesouro.

Rui, a cada dia tenho mais certeza de que fiz a escolha certa ao dizer "sim" pra você. Sei que não existe no mundo todo, um homem que pudesse ser melhor pai para minha filha. Te amo muito.

Te amo também papai (palavras de Malu).


Mudando de assunto

1. As lembrancinhas do chá de fraldas estão prontas e estão lindas!! num próximo post coloco as fotos para vocês.

2. Malu bole-bole (é assim que eu a chamo às vezes), continua dando suas mexidas intensas. E agora ela não me deixa deitar de barriga para cima, pois fico louca de vontade de fazer xixi.


Beijos


Comentários dos comentários

1. Lu - Primeiro, obrigada pelo comentário e seja bem vinda ao meu blog, tá? Adoro quando as grávidas comentam que estão com as mesmas sensações que eu, pois assim me sinto, mais normal. Eu realmente estou tentando desacelerar, embora seja difícil com tantas providências a tomar... Como você escreveu: "coisas de grávida".

2. Clau - Ô amiga, eu até tento manter as pernas elevadas, mas não me sinto bem, me sinto imóvel, sabe? Mas saiba que eu estou tentando me acalmar, relaxar, "puxar meu freio' um pouco...

3.Indira - sumida mesmo, viu? São os preparativos amiga. Minha barriga tá grandona mesmo, tenho até que tirar umas fotos... Mas eu vou aparecer...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Toda grávida precisa DESACELERAR


Hoje eu acordei não me sentindo muito bem. Sabe quando você acorda com sono? Com o corpo mole? Todo dolorido?

Como sei que nada acontece por acaso, pensei nas coisas que fiz ontem e constatei que meu mal estar hoje é reflexo de atividades intensas no dia anterior.

Eu reconheço que definitivamente, preciso DESACELERAR.

Sempre fui muito ativa, se tenho algo para fazer, não consigo esperar ajuda de ninguém (o maridão às vezes me pede para esperar por ele, quando tenho que fazer algo que requer um certo esforço), vou lá e faço logo tudo.

Tenho ouvido muitos conselhos de quem já esteve grávida, e todas são unânimes em dizer que a gestante precisa andar num ritmo mais lento, evitar grandes esforços, colocar os pés para cima e relaxar.

Não faço nada disso. Vocês acreditam que eu odeio deitar e colocar os pés para cima ? Embora saiba que é bom para mim, evita que meus pés inchem - eu não consigo. Eu subo e desço o tempo todo, resumindo: Eu não paro quieta.

E sofro as consequências depois: cansaço excessivo, dores pelo corpo, tonturas, aquele desmaio etc.

Me orgulho de ter uma gravidez tranquila, sem problemas, mas reconheço que tenho que fazer minha parte.


Estou praticamente na reta final - faltam cerca de 8 semanas para o meu bebê nascer. Tenho que me conscientizar que estou mais pesada, mais frágil e sensível.

Mas é importante também que a nossa mente desacelere. Às vezes acordo de madrugada para fazer xixi e não consigo mais dormir, pois começo a pensar nas coisas que tenho que fazer no dia seguinte, pensar nas coisas que faltam para a chegada de Malu e não consigo relaxar.

Se eu puder dar um conselho para todas as grávidas que passam por aqui, eu digo: DESACELEREM.


beijos


Comentário do comentário

1. Ameixa & Cereja - Estava sumida hein? Está vendo? Blog Gravidíssima também é cultura, rs rs. Quando vc engravidar, já vai estar expert no assunto... rs. Não suma assim mais não, viu?