terça-feira, 17 de agosto de 2010

Malu não quer papinha salgada

Gente, nesse dia ela mexeu tanto o rosto para não comer que ficou assim.


A partir do quinto mês de vida, introduzimos as frutas na alimentação de Maluzinha. As frutas são oferecidas na forma de sucos, papinhas, vitaminas e coquetéis.

Como até então ela só tomava Nan, fiquei um pouco apreensiva, mas ela aceitou muito bem os novos sabores, até hoje, não rejeitou nenhum suco ou vitamina que lhes foram oferecidos.

À partir do sexto mês, introduzimos as papinhas salgadas, introduzimos é modo de dizer, a verdade é que há um mês venho tentando com pouco sucesso.

Sigo corretamente o modo de preparo sugerido pela pediatra, e querem saber? fica uma delícia (pelo menos para mim), mas quem disse que dona Malu gosta?

Ela não só não gosta, como chora, fica com ânsia de vômito...aff. É um martírio a cada dia. E eu estava tão ansiosa para chegar o tempo das comidinhas...

Como Malu não mamou por muito tempo, tenho grande preocupação com alimentação dela, para que ela não tenha defcit de nutrientes, perda de peso etc, por isso tento seguir os conselhos da pediatra rigorosamente.

Como Malu não aceita bem a papinha feita por mim, comprei uma da nestlé para ver no que é que dava. Ela comeu! Não muito, um pouco mais do que a outra, mas ainda insatisfatoriamente. Comentei isso médica, e ela disse que não aconselhava a papinha da nestlé, pois, segundo mela, é como a MacDonalds, tem um segredo nessas papinhas que todos os bebês gostam e ninguém sabe o que é.

A pediatra não quer que eu ofereça nada, nem a papinha Nestlé, nem iogurte, nem mingau até que ela aceite bem a papinha caseira, caso contrário, ela irá se acostumar com outros sabores e a aceitação da papinha fica prejudicada. E se ela não comer a papinha, não é para oferecer nada
imediatamente depois. Devo esperar uma hora aí ofereço leite, se não ela vai saber que se não comer a papinha, vem uma coisinha melhor depois.

Como eu sou um pouco rebelde, mesmo a médica não aconselhando, comecei a dar Danoninho e Mucilon de vez em quando...

Modo de preparo das papinhas (receita da Pediatra):

1.Tomate, cebola e cheiro verde picadinhos refogados com água e muito pouco sal.
2. Acrescento uma proteina animal (pode ser carne (músculo) ou frango)
3. Um grão (pode ser arroz, feijão, lentilha, grão-de-bico ou ervilha -cada dia eu coloco um).
4. Uma folha (repolho, acelga, espinafre, couve etc),
5. Um tubérculo (aipim, batata, inhame, batata doce etc)
6. Alguns legumes (chuchu, abobrinha, cenoura, abóbora, quiabo etc)

Depois que estiver bem cozido, passo pela peneira e coloco uma colherinha de azeite de oliva.

Fica delicioso, eu que acabo comendo tudo, rs rs.


Comentários dos comentários


1.Clau - Claro que aqui não é frio como aí, mas eu comprei aqueles tapetes de emborrachado (e.v.a.), são ótimos, vc monta no chão e deixa ele sentadinho brincando. Foi assim que Malu começou a engatinhar. Mas como eles sempre querem mais, ela também já fica em pé por uns segundos, é uma graça, vou tentar colocar o vídeo aqui.

2. Tati - Acho que as meninas que têm cabelos devem dar mais trabalho que os meninos, rs. Falando sério, às vezes eu desisto de sair só de pensar no tempo que eu vou gastar para arrumar Malu e a mim, pois eu demoro muito também. Aff.

4 comentários:

Isa disse...

aaah leilinha! que papinha horrorosa!! cebolaaa ecaaaaa eu tb n ia gostar! vou levar bombom de chocolate p malu,pizza, pipoca.. ela vai comer com certeza! hahahah

Juh Sutti disse...

Que foto lindaaaaaa, mesmo ela não gostando da painha ela super gostou de tirar foto neh?? Carinha de sapeca rs..
"A pediatra não quer que eu ofereça nada, nem a papinha Nestlé, nem iogurte, nem mingau até que ela aceite bem a papinha caseira, caso contrário, ela irá se acostumar com outros sabores e a aceitação da papinha fica prejudicada. " Super concordei com sua pediatra viu? Palavra de Enfermeira rs...
bjocas

Patty disse...

Leila,
Que lindo a fotinha da Malu tentando comer a papinha salgada!Não vejo a hora de começar por aqui, eu ainda estou só no LM e pretendo introduzir qualquer alimento complementar somente a partir do 6º mês, mas no caso de Maluzinha, acho que você está indo muito bem, no início é assim mesmo, bem difícil a aceitação, mas uma hora ela aceita a papinha salgada. Tenta não misturar as verdura/legumes, para que ela saiba diferenciar cada uma, e até pra você saber por exemplo que tipo de legume ela aceita menos. Ah, eu também concordo demais com a Ped.
Nossa, esse assunto rende muito para mim, vou parar por aqui senão isso vira até um novo post.
Oh Leila esqueci de dizer que se você quiser pode me add tb no msn viu.

Anônimo disse...

Oie , SUPER FOFO o seu blog , eu deixei um selinho pra vc no meu blog
http://loveeshistory.blogspot.com.br/

Seguee lá tbm
Beijaao
Tudoo de bom flor