terça-feira, 11 de maio de 2010

A rotina de Malu

Quem acompanha o blog certamente já me conhece um bocadinho e já pode perceber que eu sempre procuro me informar sobre tudo que envolve gravidez e agora, maternidade.

Antes mesmo de Malu nascer, compramos o famoso livro do Dr. Lamare "A vida do bebê" (aquele grandão, da capa azul), que consultamos frequentemente e o principal "Os segredos de uma encantadora de bebês", que eu fiz questão de devorar e ela ainda fica na minha cabeceira para possíveis consultas.

De acordo com esse segundo livro, é importante que os bebês tenham uma rotina estrutura, pois assim como nós adultos sabemos tudo o que faremos durante o dia, obedecendo quase sempre a mesma ordem (acordar, tomar café, escovar os dentes, tomar banho etc), os bebês também precisam saber a ordem em que as coisas acontecerão com eles. Os benefícios são grandes para eles e para nós (pais).

Nesse livro, Tracy Hogg sugere o método E.A.S.Y. (que em inglês significa fácil), onde cada letra tem um significado e a rotina do bebê se realiza nessa ordem:

E- Eat (comer)
A- Activity (atividade)
S- Sleep (dormir)
y- you (você - no caso, nós, mães)

Nos primeiros meses ela aconselha que esses 4 itens aconteçam sempre em ciclos de 3 horas e é essa a rotina que Malu segue, claro que de vez em quando ela dá umas escapolidas da rotina, mas no geral é assim:

7:00 - Acorda e mama
7:30 - Atividades (troca de fraldas, conversas com a mamãe e alguns exercícios de estímulos)
8:30 - 1ª soneca da manhã

10:00 - Acorda e mama
10:30 - Atividades (banho, observar objetos coloridos, leio livros para ela, móbile)
11:30 - 2ª soneca da manhã

13:00 - Acorda e mama
13:30 - Atividades
14:30 - 1ª soneca da tarde

16:00 - acorda e mama
16:30 - Atividades
17:30 - soneca rápida

18:00 - acorda e mama
19:00 - banho, preparação para dormir e soneca rápida (às vezes)
20:00 - Mama e cama

22:00 ou 23:00 - mama e cama


Seguindo essa rotina, o dia-a-dia se torna muito menos cansativo, principalmente para mães que, como eu, ficam sozinhas com o bebê o dia todo e ainda tem que cuidar da casa etc. E o melhor, o bebê dorme melhor durante a noite, Malu, por exemplo, NUNCA chorou ou ficou acordada durante a madrugada.

Esse método não é mágico, requer de nós muita paciência e persistência, mas quando começa a dar certo, é uma maravilha.
Em outros posts, falarei mais sobre as atividades, os exercícios de estimulação, e um pouco mais sobre o livro e o método EASY.

Comentários dos comentários

1. Raquel - Bom saber que vc está sempre por aqui... você é aquela do interior de São Paulo, não é? obrigada pelo carinho, viu?

2. Clau - Ô amiga, sinto muito pela sua irmã, viu? Imagino como deve ter sido difícil para vocês, principalmente para ela.

3. Priscila - Bom te ver, viu? Fiquei feliz com nosso reencontro e com nossa nova condição (primas?). E vê se se concentra, viu?

4. Lígia - Que número bom, hein? 33.333. Só acredito que seu dia-a-dia deve estar mesmo corrido porque vc me abandonou assim. beijos em Alice.

5. Vânia - Durante a gravidez eu vivia imaginando como Malu seria, tinha até um rostinho na minha mente... realmente não tinha visto seu nome, me desculpe. Fiquei surpresa em saber que aqui no Brasil tem mais novidades para bebês do que aí no Canadá. Boa gestação e apareça.

6. Joelma - linda mensagem. obrigada.

beijos

3 comentários:

Pry Abreu (~~) disse...

Feliz da vida com esse movimento por aqui! Minha vida anda bem longe da realidade de um bebê, mas quando paro para ler seu blog é tão booooom! Daqui há alguns anos será a minha vez! =)

Beijos nas duas!
Pry

Anônimo disse...

Ai Leila..fico sonhando qdo chegar meu dia...ficarei igual vc..uma babação só e feliz.
parabens.
Ah nem falei, mas adorei os slides do blog...ARRASOU.
Abraços
Núbia
RJ
nubiarj_56@hotmail.com

Anônimo disse...

Leila,
Passo sempre aqui para ver os avanços da Maluzinha e claro, como futura mamãe de primeira viagem, também procuro ler tudo o que se refere à gravidez/maternidade.
Muito bom dividir conosco estas preciosidades...
Dê uma olhadinha no site abaixo e veja como o mau gosto impera na escolha dos móveis de bebê por estas bandas. O povo aqui gosta de móveis escuros - estilo vitoriano ou rococó(argh!).
Estou com uma dificuldade enorme em encontrar berços e cômodas brancas do jeito que gostaria (linhas simples e puras, bem clean, as opções são poucas). Quanto aos kits de berços, no comments...a maioria é com estampas enormes, particularmente eu acho o gosto local meio gritante, ou mesmo ´overpast´. Para quem pensa que é América do Norte é melhor do que aí,-(claro que em se tratando de ´segurança´ e tranquilidade, você não tem o stress de ser assaltada quando sai na rua, aqui é nota 10!), ou puro bom gosto (risos), pelo menos neste quesito, reavalio meus conceitos, pois às vezes fico chocada com o que vejo.
Coisas muito delicadas ou tudo combinando com tudo não é o standard.
Estou com 6 meses de gestação e decidir o que comprar para a Baby está sendo um total quebra-cabeça. Se pudesse encomendava tudo do Brasil...

Bjs
Vania

http://www.bo-bebe.com/viewItems.php?catId=28