quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Sabiam que o bebê soluça na barriga da mãe? Malu soluça muito!

Sempre li em comunidades do orkut, sites e revistas, depoimentos de mães falando sobre a sensação que elas têm quando os bebês soluçam ainda na barriga. Achei tudo muito estranho e ficava imaginando como seria isso. Será que dá para ouvir? (pensava eu). As mães diziam que era uma sensação maravilhosa, gostosa e eu ficava cá ansiosa para Malu soluçar logo para eu ver como é que é.

Desde o início, monitoro os movimentos de Malu, percebo as diferenças, a intensidade, a força dos chutes, os locais da barriga que ela atinge e a partir de determinada data (que eu não me lembro quando), comecei a sentir uns movimentos estranhos, a primeira vez que senti fiquei super preocupada, até chorei (pense numa pessoa neurótica).

Chorei porque esses movimentos eram ritmados, parecia um coração batendo, fiquei muito preocupada mesmo, nunca lembrei de perguntar a minha GO, mas quando via que estava tudo certo nas ultra-sonografias, relaxei.

Essas mexidinhas estranhas continuaram, até me incomodavam um pouco. De repente, me lembrei dos tais soluços, e pela descrição das outras mães, esses movimentos são com certeza
soluços.

Como eu odeio soluçar, comecei a ficar com pena do meu bebê, e ela soluça bastante, todos os dias.

Antenada como sou e sedenta por informações, pesquisei sobre o assunto e descobrí que esse suposto soluço fetal , é na verdade o bebê praticando movimentos respiratórios. Como o bebê não respira na barriga, pois os seus pulmões estão cheios de líquidos, ele então, apenas pratica movimentos respiratórios, o que nos dá a impressão de que ele está soluçando. Tudo isso é como uma espécie de treino para o aparelho respiratório.

Então, esses soluços ao invés de nos deixar preocupadas, devem na verdade nos deixar aliviadas, pois é sinal que tudo está indo muito bem e nossos bebês já estão aprendendo a respirar.

Algumas mulheres percebem os soluços da criança várias vezes ao dia, enquanto outras só de vez em quando -ambas situações perfeitamente normais.

Comentários dos comentários

1. Edi - Fico muito feliz em saber que você está sempre porque aqui. Quando comecei a escrever o blog eu pensei que só eu e marido iríamos ler, depois comentei com alguns amigos e agora tenho recebido comentários de pessoas que nem conheço, mas que dizem que estão por aqui diariamente, fico muito contente. Parabéns pelas 18 semanas de gravidez, parabéns pela princesinha. O nome dela é lindo!! Para você começar a comprar as coisinhas da Ana Clara, você já está no caminho certo - já sabe que é uma menina, assim as compras serão direcionadas. Escolha a cor que você que prevaleça no quarto e enxoval (não nas roupas, pois acho que devem ser de todas as cores). Você já pode comprar roupinhas, sapatinhos, lençóis, enfim, quase tudo. Depois que vc definir o tema do quarto, poderá comprar o kit berço, a decoração etc.
Gravidez realmente dá muita fome, mas se você passar a comer coisas saudáveis (frutas, sucos etc) e em intervalos de duas em duas horas, tenha certeza que conseguirá controlar o peso.
Imagino a felicidade de vocês com as mexidinhas de Ana Clara, é um dos momentos mais emocionantes da gravidez.
Boa sorte em tudo, seja bem-vinda e volte sempre, rs.

2. Juh - Fiquei aliviada em saber que meu tempo de coagulação é rápido. Mas hoje em dia a medicina está tão avançada, que se o médico já sabe previamente que a pessoa demora par coagular (como vc), ele já sabe pefeitamente o que fazer para driblar esse problema. Relaxe que tudo vai dar certo.

3. Lu - Pergunte mesmo a sua médica sobre esse exame, é uma coisa simples, mas é uma informação a mais que ele terá sobre o funcionamento de seu organismo. Quando a gente tem confiança num profissional, é difícil fazer qualquer procedimento com outro mesmo. Quanto a esse exame de glicemia, todos dizem que é terrível mesmo. Mês passado eu fiz um exame de glicemia e perguntei a minha médica se seria esse, ela disse que talvez nem passe esse pra mim (tomara).

beijos

13 comentários:

Juh Sutti disse...

Eu sempre me divirto com as mamães e suas bebês com soluço, uma delicia de ver e senti!
Bjus

Tia Aline disse...

Me lembrei de tu soluçando e reclamando lá em Feira de Santana... rs
Promete uma coisa, amiga: Não deixe ninguém colar fiapo vermelho na testa da minha sobrinha quando ela estiver soluçando! kkkk

Estou morrendo de vontade de ver esse barrigão!

Beio triplo!

keila disse...

muito legal esse blog adorei to gravida de oito meses e estava mto preocupada com o soluço do bebe e agora sabendo q isso faz bem fico feliz.obrigado.

Anônimo disse...

Olá...
Meu nome é Raquel e estou grávida de 8 meses e minha Bebê vai se chamar Laura. Entrar no seu blog, foi como uma luz para as minhas dúvidas, pois a minha bebê soluça demais dentro da barriga, mas como a minha GO já tinha me dito q os bebês solucavam, eu não me preocupei tanto, mas os soluços ficaram mais frequentes quando eu entrei no 7º mês, ai comecei a sustar achando q tinha algo errado com o Bebê, mas depois que liem seu blog sobre este assunto , já estou mais aliviada.
Agradeço pelo seu esclarecimento e desejo toda felicidade do mundo pra sua família.
Beijos de Raquel e sua bebê Laura

Anônimo disse...

Sua gatinha é muito linda,parabéns!!!

Saiba que vc ter contado sua experiência com o "soluço" da sua bebezinha me deixou muuito calma,pelo menos nessa hora que estou sozinha,até poder confirmar isso com a minha médica.

Obrigada!!!
Tatiana

Anônimo disse...

Olá!!!!
Estou grávda de 8 meses e estava muito preocupada com os soluços do meu bb,todos os dias ele soluça e várias vezes ao dia eu ficava morrendo de dó até que li aqui o pq e fiquei super aliviada.Outra coisa é que ele mexe muiiiiito mesmo parece até que dá cambalhota na minha barriga mas disseram que e´super normal e pq ele é saudável.Um super bj e obrigada pelos esclarecimentos.

Anônimo disse...

OI que alivio e benção de Deus encontrar seu blog na net, estou grávida de 38 semanas e não paro de chorar preocupada com o soluço do meu bebê, e pra variar minha médica e super omissa estava cheia de coisas na cabeça e vc me esclareceu bastante. Obrigada e Que Deus abençõe sempre sua familia

Fbarizia disse...

Meu nome é Fabrizia estou grávida de uma menina (Clara Sophia) Ela soluça geralmente pela manhã, só fico sentindo, o meu esposo é que põem o ouvido na minha barriga e diz escutar os soluços dela rsrsrsrs.é uma sensação engraçada se não fosse o fato do meu esposo ficar mandando eu tomar água para passar o soluço rsrsrs.

Lily disse...

Ai fico tranquila em ler suas palavras pois sinto a mesma sensação. Achei q fosse algo ruim, ja viu cabeça de mae ainda mais de primeira viagem. Nossa chorei muito sozinha esses dias atras pensando coisas ruins!E apos seu depoimento fico mais tranquila, estava ate sem coragem de pesquisar na net!Aff q alivio"Que bom que os bebes apenas soluçam inocentemente nas nossas barrigas. Estou de sete meses e uma menina, Ana Luiza e estou mega feliz e ansiosa para te-la em meus braços!Valeu demais sua postagem, adorei, fico aliviada!Sua bebee linda! Abçs

Iara Cavalcante disse...

Meu primeiro filho Matheus Ian soluçava dentro da minha barriga, eu colocava todo mundo pra ouvir, ficava bem preocupada depois vi que era normal, porém agora grávida de novo de uma princesa Lethicia Vitória comecei aos 7 meses sentir os soluços dela também, continuei neurótica do mesmo jeito e toda vez bebo água,encontrei seu blog queme foi muito esclarecedor e estou mais aliviada.Obrigada

Anônimo disse...

Minha esposa estava preocupada com os movimentos do bebe, que julgava ser estranhos. Ficamos traquilos por saber que se trata de solucos do bebe por estar treinando o sistema respiratorio... e isso so agora apos entrar no blog, as 4 45h da madrugada rs rs. Agora vamos dormir mais tranquilos. abs

Taynná Montana disse...

Tenho 13 anos e estou grávida de 8 meses de um menino, ele vai se chamar Gabriel. Com 6 meses minha mãe tocou na minha barriga e sentiu ele soluçando, rsrs. Eu fiquei bestinha, desde então, ele teve soluço mais umas duas vezes >< É tão gostoso sentir :$

Anônimo disse...

EStou no 8º mes de gravidez e desde o sexto sinto meu bebe soluçar...Agora é quase todo dia e várias vezes ao dia, mas fico tranquila porque sei que isso é perfeitamente normal...Na verdade agora sinto falta quando ele não faz esses tipos de movimentos...