terça-feira, 30 de junho de 2009

Brincando de Grávida!!

Não, eu não estou brincado! Eu realmente estou grávida.

Mas antes de estar grávida eu tinha um grande desejo de estar. E algumas amigas compartilhavam comigo esse desejo e a expectativa de um resultado positivo. Thaís, Isadora, Indira, Mariana, Rita, Taiane, Paloma e mais de longe, Monalisa. São minhas colegas de faculdade, mais que colegas, amigas.
Quando escrevo "brincando de grávida" me refiro há algumas fotos que tiramos num passeio da faculdade... Tudo começo depois que um vento soprou sob o meu vestido, criando a impressão que eu estava barriguda. Adoramos a idéia, e tiramos algumas fotos similando uma gravidez.
Depois de um tempo, eu descobri minha gravidez e constatamos que quando tiramos essas fotos e já estava grávida, mas não sabia. Nos divertimos muito com essa constatação.
Há uns dias, postei uma foto afirmando que era minha primeira foto grávida, e Indira, fez um comentário, aqui mesmo no blog, dizendo que minhas primeiras fotos grávida, são essas aqui em baixo. E ela tem razão.





Isadora e Thaís, sempre me paparicando.
Só faltou uma foto com todas as meninas.


Acho que Thaís já estava intuíndo algo...
Sempre que eu fazia pose de grávida, ela estava do meu lado


Me divertindo com a brincadeira!

sábado, 27 de junho de 2009

Cremes porque os quero!!


Com o avançar da gravidez algumas coisas vão melhorando. Estou entrando no terceiro mês e sinto que os enjôos melhoraram, as tonturas também, até as terríveis espinhas, que de todas as mudanças foi a que mais me incomodou, estão sumindo. Em compensação, agumas preocupaçoes que o que ainda pode acontecer, já me ocorrem: As estrias.

Não é regra que todas as grávidas terão estrias, mas há uma grande probabilidade que as grávidas as tenham. Eu tenho algumas, no bumbum (infelizmente). Mas não as tenho na barriga e nem nos seios. E essas são as partes do corpo que mais crescerão. À propósito, meus seios estão enormes e crescem a cada dia. Lembram que eu comprei um soutien número 46, já estou sentindo que está ficando pequeno.

Para previnir o surgimento das tais estrias comprei hoje um creme receitado pela dermatologista e aprovado pela ginecologista (Dr. Sônia), O Mater Skin, é uma combinação de óleos de amêndoas, calêndula etc. Espero que realmente faça efeito. Além disso devo comprar um óleo de amêndoas que deve ser usado após o creme, pois ele evita que a pele perca a umidade e fique ressecada.

Ah! lembrei também que logo que descobrí que estava grávida, Rui comprou um creme da boticário para prevenção de estrias e um para as pernas.

A dermatologista sugeriu também que eu usasse um hidratante para o corpo várias vezes ao dia e disse que eu não posso sair de casa sem filtro solar, de jeito nenhum.
Espero que todo esse investimento valha à pena e realmente as marcas da gravidez no meu corpo sejam as melhores possíveis.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

"Felicidade se acha em horinhas de descuido".


Já estou com dois meses e meio de gestação, mas às vezes parece que 'a minha ficha ainda não caiu'. Não sei bem explicar, mas são tantos afazeres no dia-a-dia, sobretudo agora que estou no finalzinho do semestre na faculdade, cheia de trabalhos, provas e seminários, que às vezes eu não mentalizo que estou grávida.

Hoje foi um dia desses... acordei cedo, depois de uma noite não muito bem dormida, por conta de meu nariz entupido e fui fazer uns trabalhos da faculdade. depois de umas três horas de intensa concentração, eu me lembrei, de repente, que estou grávida e também de repente, fui tomada por uma alegria, uma felicidade inexplicável. Me lembrei de um poema de Guimarães Rosa, no qual ele diz que "felicidade se acha em horinhas de descuido", assim aconteceu comigo.


---------------------------------------------------------------------------------

Hoje eu senti que minha barriga cresceu um pouco mais para baixo e um pouco mais para cima, deixe eu me explicar. Minha barriga estava apenas com um volume no centro, agora el já está com um volume mais acima e um volume mais abaixo. Nunca mais senti enjôos ou tonturas, só as dores nas costas que permanecem.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Noite sem dormir. Aff!


Sou alergica e todo ano, no período do inverno, tenho uma crise, que me deixa de cama. Eu tenho rinite, bronquite, e um sem número de ites que me fazem depender de remédios fortes para conseguir ficar bem.

Ontem tive uma leve crise, coceira, espirros, e o pior: nariz entupido. Com nariz entupido eu não consigo dormir, e essa noite eu não consegui.

Rui já havia ligado para Dra. Sônia (minha ginecologista) para saber se posso tomar alguns medicamentos, ela só liberou nebulização com soro e um pouco de Vick. Pouco depois da meia noite, resolvemos preparar uma nebulização, mas parece não ter adiantado muito, porque só consegui dormir um pouco. Rolei na cama, levantei trocentas vezes e quando o dia amanheceu, por volta das 5:00h eu levantei e fiquei o dia todo acordada e mole, indisposta.

O meu corpo sabe que umas gotinhas de Afrim ou Sorine resolveriam o meu problema, mas o meu coração sabe que esses medicamentos podem prejudicar o desenvolvimento do meu bebê. E entre o meu bem estar e a súde do meu bebê, eu sempre vou optar por ele.

Coisas do amor....

terça-feira, 23 de junho de 2009

Amigos do peito


Nunca tive seios grandes, portanto nunca tive muita necessidade de usar soutien, eu até usava, mas muito poucas vezes.

Agora a história é outra, meus seios têm crescido tanto, que pela primeira vez na vida, estou sentido uma real necessidade de usa-lo. Confesso qe até tive dificuldade para escolher um modelo por causa da falta de experiência, mas acabei encontrando uns bem confortaveis e resistentes.

Estou com apenas dois meses e meio de gestação e já estou no número 46, ou seja, bem turbinada.

Mesmo em casa, fico o dia inteiro com meus novos amigos, só tiro-os para tomar banho e dormir. Confesso que acho um pouco incômodo, mas aos poucos me acostumo.

domingo, 21 de junho de 2009

Medos

Não sei se isso acontece com todas as grávidas ou se eu realmente sou paranóica, mas minha gravidez caminha acompanhada de medos.
Tenho muitos medos, alguns irracionais, outros compressíveis, outros exagerados e alguns até sem fundamento. O fato é que sou de fato uma pessoa ansiosa e como todo ansioso que se preze, sofro por antecipação.
Se sinto uma dorzinha na barriga, uma fisgadinha, uma leve cólica ou coisa assim, já fico com medo que algo aconteça com o bebê, me desespero às vezes até choro.
Se vejo uma reportagem sobre algum bebê que nasceu doente, já fico com medo. Se leio sobre alguma síndrome ou anomalia, lá vem o medo.
E assim, de medos e medos, vou levando minha gravidez. Mas também tenho muitas certezas. Tenho certeza que meu bebê está se desenvolvendo direitinho, crescendo lindo e saudável e tenho certeza que minha gravidez está sendo abençoada por Deus.

sábado, 20 de junho de 2009

Será que é mesmo um menino??


Estou com 11 semanas de gestação e ainda é muito cedo para saber se serei mãe de um menininho ou de uma menininha.
Mas as pessoas têm o direito de especular, palpitar e tentar adivinhar o sexo do meu bebê. E cerca de 90% dos palpiteiros, ou seja, quase todo mundo, acha, ou melhor, têm certeza que é um menino.
Os argumentos para a afirmação são diversos. Uns dizem que é pelo formato da minha (minúscula) barriga, outros dizem que eu estou com sintomas de gravidez de menino, outros por pura intuição, e teve uma que fez uma pegadinha comigo, segundo ela infalível, e deu menino.
Eu não tenho como saber, mas diante de tantas certezas, eu estou começando a acreditar que realmente deve ser um menininho. J á Rui, nunca arriscou um palpite, mas agora, só pra contrariar a opinião da maioria, está começando a dizer que acha que é menina.
Mas independente do que seja, o que eu sei, é que ele(a) já é bastante amado(a) e desejado(a).

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Só estou com os nervos à flor da pele



Dentre as muitas transformações decorrentes da gravidez, a que talvez mais esteja me incomodando é o estado de ”nervos à flor da pele”. Porque além de ser ruim para mim, deve ser terrível para quem convive comigo diariamente.

Isso quer dizer que estou muito nervosa, impaciente, chorona, sensível, carente, facilmente irritada, resmunguenta, etc. ...
Uma amiga da faculdade, Rita, que sempre pega carona comigo já comentou que eu vivo reclamando do trânsito, dos outros motoristas, dos buracos, reclamações normais de qualquer motorista, o fato dela ter feito esta observação é que eu não era assim, na verdade, eu não sou assim, eu simplesmente, estou assim.
Agora, quem sofre mesmo com tudo isso é meu marido, Rui. Afinal de contas é ele quem convive diretamente comigo. É ele que tem que suportar meu mau humor, meus devaneios e inquietações. Mas ele sabe que o amo e que a culpa não é minha e sim, dos hormônios... de novo os hormônios ...

Mas ninguém se assuste, não me tornei uma ameaça à segurança pública ou coisa assim. Só estou um pouquinho com os nervos à flor da pele.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Quem é feliz com espinhas?? Eu sou!!




Sempre soube que a gravidez desencadeia uma elevação na taxa de hormônios da mulher. Sempre soube também que a atuação desses hormônios é visível no nosso corpo. Mas quando a gente sente na pele essas mudanças... ai, ai, ai.


Não que eu esteja reclamando. Não é isso, mas de uns dias para cá apareceram milhares de espinhas no meu rosto. Qualquer desavisado juraria que eu estou com catapora. São espinhas enormes, profundas, horríveis, aff.


Como já tive problemas com acne, sei como é terrível e doloroso. Sem contar que minha auto-estima fica baixa, fico triste, sem vontade de sair etc. De mal com o espelho, mesmo!


Até fui à dermatologista, porém a ginecologista vetou o uso dos remédios (que são permitidos para grávida, sim).


A dermatologista até me aconselhou não ficar triste pois o bebê sente e reage às coisas que sentimos...


E a partir desse conselho eu decidí que pelo meu bebê eu suporto tudo. Até consigo ficar feliz com as tais espinhas.


sábado, 6 de junho de 2009

Nove meses é muito pouco tempo!!

Quando me perguntam quanto tempo tenho de gestação não sei se respondo que " estou com dois meses" ou "ainda estou com dois meses".
O fato é que são tantas coisas para providenciar, preparar, planejar que parece que não vai dar tempo. Mas ao mesmo, ainda faltam 7 meses e por enquanto não tenho o que fazer.
Muitas coisas só poderão ser feitas quando tivermos a confirmação que nosso é um menininho ou uma menininha.
Mas tem coisas que já podemos fazer... escolher o nome por exemplo, já podemos decidir: se for menina terá tal nome, se for menino, tal nome. Mas está tão difícil escolher, eu simplesmente não tenho idéia de que nome dar ao meu filho(a). Acho que 9 meses é muito pouco tempo para decidir isso.
Será que eu só vou conseguir decidir na hora? Será qur vou me arrepender do nome que vou escolher?? Será que ele(a), quando crescer, irá gostar do nome que escolhemos?? Será que realmente dá para escolher um nome em 7 meses?

Por hora, só me resta pedir sujestões. Quem pode me ajudar?

quinta-feira, 4 de junho de 2009

meu primeiro presentinho

Como ainda não sei se meu bebê é menino ou menina, naõ comecei a comprar as coisinhas dele ainda. Embora já fique completamente encantada quando passo em frente a uma loaj de artigos para recém-nascidos. Até fico com vontade de comprar uma coisa ou outra, mas normalmente os objetos e roupinhas são nas cores destinadas a meninos ou meninas...
Mas mesmo assim, minha 'azeitoninha' (esse foi o apelido que as meninas da faculdade colocaram só porque eu comentei que o bebê já estava do tamanho de uma azeitona) já ganhou o primeiro presentinho - uma chupetinha - dada pela Titia Isadora, que tem quase certeza que meu bebê é um menininho. Será??





2 meses de gestação

Olha o tamanho do meu bebê

Hoje eu estou completando dois meses de gestação. Estou com 8 semanas e 5 dias. A ficha ainda está começando a cair, acho que não caiu totalmente porque a barriga ainda não cresceu e quando me olho no espelho não vejo ainda uma grávida.

O que sei é que estou muito feliz com a possibilidade de me tornar mãe. Rui também está todo bobo. Somos muito gratos a Deus por esse momento mágico em nossas vidas.
Agora que estou entrando no terceiro mês, quero falar um pouco sobre os sintomas que apresentei no segundo mês:

1. Cansaço e sonolência - eu achava que o cansaço só viria com o peso da barriga, mas não é verdade. Mesmo com minha barriga de tanquinho, me sinto muito cansado, com o mínimo esforço. E a sonolência nem se fala. Se me deixarem, durmo o dia todo.

2.Vontade de urinar com frequência - Sempre fiz bastante xixi, por enquanto está igual (o que já é bastante).

3. Náusea, vômitos e salivação excessiva - Não vomitei, sinto muita náusea, enjôo e a salivação eu não percebí se estava excessiva.

4. Prisão de ventre - Não ficou preso, pois estou indo ao banheiro com uma certa frequencia, mas estou tendo dificuldade...

5. Azia e dificuldade de digestão - sempre tive muita azia, acho que agora até diminuiu, sinto um pouco de dificuldade de digestão sim, principalmente à noite, depois que como, fico horas e horas sem poder deitar.

6. Repulsa ou desejo por certos alimentos - senti repulsa por alguns alimentos sim, mas não um em específico. Às vezes, quando vou comer, o cheiro da comida já me embrulha o esômago. É horrível.

7. Modificações no seio (inchaço, sensação de adormecimento, pesadêz, formigamento, escurecimento das aréolas, aparecimento de pequenas veias de cor azul sob a pele, devido ao aumento de irrigação sanguínea no seio) - O que mais me chamou atenção na mudança nos seio foram as veias, eles estão verdes ou azuis. Eles também já cresceram bastante, as aréolas estão escuras e doem um pouco.

8 .Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura - não sinto dores de cabeça e nunca desmaiei. Tonturas sinto sempre.

9. As roupas começam a ficar ligeiramente estreitas na cintura e no seio, o abdomen pode parecer um pouco aumentado - na região dos seios sinto que minhas roupas estão um pouco mais justas sim.

Na verdade parece que estou numa eterna TPM, os sintomas são muito parecidos.

Tem um site que compara o tamanho do feto com alguns vegetais. Hoje meu bebê é um gomo de uva.

Fonte:http://www.clubedobebe.com.br

beijos

terça-feira, 2 de junho de 2009

A ficha caiu!!

Ontem fizemos a segunda ultrassonografia e conseguimos ver nosso embriãozinho e seu coraçãozinho. Durante toda a semana passada fiquei bastante ansiosa por esse momento, só pensava nisso e tinha certeza que minha reação seria... lágrimas. Mas não foi o que aconteceu, quando vi o meu bebê tão minúsculo já com um coraçãozinho batendo tão acelerado fui tomada por uma emoção tão forte, que minha reação foi.. riso. Ri muito de felicidade, de alegria, êxtase. O som daquele coração soou como música aos meus ouvidos, a melhor melodia que já escutei. Em casa Rui me confessou que após ver e ouvir tudo aquilo, finalmente a ficha dele caiu, parece que desde ontem ele foi tomado pela certeza de que vai ser papai. Somos muito gratos a Deus por nos permitir viver esses momentos e experimentar tais sensações. Nessa foto, o pontinho vermelho é o coraçãozinho dele(a).