quinta-feira, 13 de maio de 2010

Hoje é dia de vacina

O calendário de vacinação de Malu está todo atualizado. Ela tomou as primeiras vacinas com menos de uma semana de vida e de lá pra cá, todos os meses ela toma umas picadinhas.

Como eu faço festa com qualquer coisa que se refira à minha filhota, nos dias de vacina, saio de casa toda equipada com filmadora e máquina fotográfica e registro cada detalhe. Para vocês terem uma idéia, uma das vezes, Malu foi se vacinar acompanhada de 5 pessoas (eu, Tassyo, Raquel, Asaf e Tarcísio) e todos entraram na sala. Um fotografava, um filmava, um segurava ela... e eu chorava, rs).

Ela sempre chora, mas logo, logo se cala. Como a maioria das vacinas provoca algumas reações, assim que chegamos em casa eu dou Tylenol a ela e passo gelo no local, dessa forma, ela quase não tem febre (quando tem é bem baixa e rápida) e sente poucas dores.

Hoje eu fui levá-la para tomar uma vacina que não é oferecida pela rede publica a Pneumocócica 10 Valente que protege a criança contra vário tipos de doença, como penumonia, otite etc. Malu deverá tomar 4 doses: a próxima em julho, depois em setembro e a última só no ano que vem.

Aqui em Salvador o preço médio de cada dose é R$180,00, mas a boa notícia é que já, já ela será administrada pela rede pública (ainda esse ano) e eu acredito que a próxima dose (em julho) ela já tomará de graça (ô coisa boa).

Hoje eu fui sozinha levá-la para a imunização. Para minha sorte, o Centro de vacinação fica num shopping aqui perto de casa e o melhor de tudo é esse shopping empresta carrinhos de bebê, ou seja, comodidade total. O chato é que sozinha não pude fazer nenhum registro do momento.

Antes da temida agulhada, perguntei à atendente se iria doer muito e ela disse que essa era uma das vacinas que mais doíam. Claro que fiquei desanimada, mas tudo é válido pela saúde de nossos filhos. ainda bem que a enfermeira foi super calminha e paciente e para nossa surpresa, Malu não deu um "pio", isso mesmo, não chorou nadinha, ao contrário, saiu dando risada. É uma lady minha filha, hein?

Gente, eu fiquei tão orgulhosa e rindo à toa. A enfermeira também ficou boba, eu imagino que em anos de profissão ela nunca viu um único bebê sequer que não tenha chorado com essa vacina (isso é pura imaginação minha tá?).

Preciso dizer que ganhei meu dia? Claro que imediatamente liguei para o papai Rui e contei a novidade...

Comentários dos comentários

1. Gisele - Obrigada.

2. Patty - Olhe eu até que tenho visto alguns vestidinhos pretos nas lojas, hoje inclusive, ví uma botinha preta linda (já estou de olho, rs). Menina, também era resistente à chupeta, mas por precaução comprei e levei para maternidade. Na primeira noite, ela ficou bem agitadinha aí eu ofereci achupeta e ela pegou fácil. Não sei se é isso que está acontecendo, mas vc olhou direitinho a idade a que a chupeta corresponde? eu comprei umas de 0-2meses, de repente pode ser isso. Boa sorte e obrigada pelo carinho.

3. Raquel - obrigada pelo carinho, viu? que bom que cantinho está agradando...

4. Nat - realmete, as roupinha mais diferente (como as pretas) são mais caras mesmo. Mas essa da foto é bem básica e não foi muito cara não... quanto ao livro da encantadora de bebês, vale muito à pena, viu? Me ajudou bastante com as cólicas, amamentação, rotina, banho... enfim, me ajudou e ainda ajuda em tudo.

beijos

terça-feira, 11 de maio de 2010

Roupinha Preta??

Antes de Malu nascer o enxovalzinho dela estava todo completo, composto de muitas roupinhas rosinhas, branquinhas, amarelinhas etc.

Mas como eu acho que toda cor tem seu valor resolvi comprar uma roupinha preta pra minha filhinha. E não que ficou uma gracinha?

Não é uma roupa especial, de sair, nada disso, é uma roupa básica, de ficar em casa mesmo, mas fez tanto sucesso na família, que decidi postar umas fotos aqui.






Quem é o bebê mais lindo do mundo??


Nessa foto ela estava bem pequenininha

Comentários dos comentários

1. Pry - Menina, voltei a postar regularmente, já estou com minha rotina certinha então, sempre deixo um tempinho para o blog. Então você é mais uma das que nem pensam em ter filhos por agora mas que gostam do blog, não é? e eu achava que meu público (olha como sou chique) era composto só por grávidas ou mães.

2. Núbia - Quando sua vez chegar você verá como é maravilhoso ter uma pessoinha em casa. Quanto aos slides do blog, que bom que vc gostou.

3. Vânia - Que bom que vc está sempre por aqui e qualquer dúvida referente à gravidez, pode ficar à vontade para perguntar, viu? Dei uma olhadinha no site e realmente a maioria dos móveis é como vc descreveu, escuros e clássicos e vc tem preferência por uma coisa mais clean. Se realmente não tiver jeito e tiver que comprar móveis escuros, vc pode pintar as paredes e investir numa iluminação que torne o ambiente mais leve. Se não estiver enganada, o quartinho da filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro (momento fofoca!) tem móveis escuros, mas ficou uma graça, depois vc procura em algum site.

beijos

A rotina de Malu

Quem acompanha o blog certamente já me conhece um bocadinho e já pode perceber que eu sempre procuro me informar sobre tudo que envolve gravidez e agora, maternidade.

Antes mesmo de Malu nascer, compramos o famoso livro do Dr. Lamare "A vida do bebê" (aquele grandão, da capa azul), que consultamos frequentemente e o principal "Os segredos de uma encantadora de bebês", que eu fiz questão de devorar e ela ainda fica na minha cabeceira para possíveis consultas.

De acordo com esse segundo livro, é importante que os bebês tenham uma rotina estrutura, pois assim como nós adultos sabemos tudo o que faremos durante o dia, obedecendo quase sempre a mesma ordem (acordar, tomar café, escovar os dentes, tomar banho etc), os bebês também precisam saber a ordem em que as coisas acontecerão com eles. Os benefícios são grandes para eles e para nós (pais).

Nesse livro, Tracy Hogg sugere o método E.A.S.Y. (que em inglês significa fácil), onde cada letra tem um significado e a rotina do bebê se realiza nessa ordem:

E- Eat (comer)
A- Activity (atividade)
S- Sleep (dormir)
y- you (você - no caso, nós, mães)

Nos primeiros meses ela aconselha que esses 4 itens aconteçam sempre em ciclos de 3 horas e é essa a rotina que Malu segue, claro que de vez em quando ela dá umas escapolidas da rotina, mas no geral é assim:

7:00 - Acorda e mama
7:30 - Atividades (troca de fraldas, conversas com a mamãe e alguns exercícios de estímulos)
8:30 - 1ª soneca da manhã

10:00 - Acorda e mama
10:30 - Atividades (banho, observar objetos coloridos, leio livros para ela, móbile)
11:30 - 2ª soneca da manhã

13:00 - Acorda e mama
13:30 - Atividades
14:30 - 1ª soneca da tarde

16:00 - acorda e mama
16:30 - Atividades
17:30 - soneca rápida

18:00 - acorda e mama
19:00 - banho, preparação para dormir e soneca rápida (às vezes)
20:00 - Mama e cama

22:00 ou 23:00 - mama e cama


Seguindo essa rotina, o dia-a-dia se torna muito menos cansativo, principalmente para mães que, como eu, ficam sozinhas com o bebê o dia todo e ainda tem que cuidar da casa etc. E o melhor, o bebê dorme melhor durante a noite, Malu, por exemplo, NUNCA chorou ou ficou acordada durante a madrugada.

Esse método não é mágico, requer de nós muita paciência e persistência, mas quando começa a dar certo, é uma maravilha.
Em outros posts, falarei mais sobre as atividades, os exercícios de estimulação, e um pouco mais sobre o livro e o método EASY.

Comentários dos comentários

1. Raquel - Bom saber que vc está sempre por aqui... você é aquela do interior de São Paulo, não é? obrigada pelo carinho, viu?

2. Clau - Ô amiga, sinto muito pela sua irmã, viu? Imagino como deve ter sido difícil para vocês, principalmente para ela.

3. Priscila - Bom te ver, viu? Fiquei feliz com nosso reencontro e com nossa nova condição (primas?). E vê se se concentra, viu?

4. Lígia - Que número bom, hein? 33.333. Só acredito que seu dia-a-dia deve estar mesmo corrido porque vc me abandonou assim. beijos em Alice.

5. Vânia - Durante a gravidez eu vivia imaginando como Malu seria, tinha até um rostinho na minha mente... realmente não tinha visto seu nome, me desculpe. Fiquei surpresa em saber que aqui no Brasil tem mais novidades para bebês do que aí no Canadá. Boa gestação e apareça.

6. Joelma - linda mensagem. obrigada.

beijos

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Primeiro dia das mães!!


No segundo domingo de maio do ano passado eu estava grávida e já me sentia mãe, ganhe presente, algumas pessoas me desejaram feliz dias das mães e tudo mais. mas acho que foi tudo uma grande brincadeira, pois agora sei que grávida ainda não é mãe propriamente dita.
Esse ano sim, comemorei meu primeiro dia das mães com muita emoção. Na verdade não aconteceu nada especial, mas o dia teve uma conotação diferente, um clima diferente. As reportagens e matérias da tv sobre mães me emocionaram mais do que antes e os abraços e desejos de feliz dia das mães fizeram mais sentido.
Tinha dormido na casa de minha mãe e acordei com abraços e beijinhos de Rui e Malu e ainda ganhei presentes...

Agora mais do que nunca tenho certeza que nasci para ser mãe. A maternidade me realiza (apesar das queixas de cansaço etc, rs), me completa. Amo minha filha e não sei como consegui viver tantos anos da minha vida sem ela.

Desejo a todas as mães que por acaso estejam lendo o blog, a todas as mamães que sempre fazem comentários, àquelas que são seguidoras do blog e até às gravidinhas que são quase mães um "feliz dia". Que Deus as abençoe e lhes dê muita saúde para cuidar de seus filhotes.

Comentários dos comentários

1. Isa - Oxente Isa, você acha mesmo que eu iria fazer uma festa para Malu e te deixar de fora? Claro que não.

2. Gisele - Seja bem vinda ao meu cantinho, viu? Obrigada pela visita e por ter gostado. fique á vontade e volte sempre. Obrigada pelo carinho.

beijos

domingo, 9 de maio de 2010

Oficial - Primeira festinha de Malu!


Sempre gostei de festinhas de aniversário de crianças - gosto dos docinos, salgadinhos, adoro ver as brincadeiras, o clima da festa - mas infelizmente, só ia a festas das crianças de minha familia ou de amigos muito, muito próximos.

Agora com a chegada de Malu, somos convidados para essas festinhas com mais frequencia e eu estou amando isso.

Desde seu nascimento, já fomos convidados para algumas festas, mas, por força das circunstâncias, só conseguimos ir a uma, que foi o aniversário de Daniel, filho de um amigo de trabalho de Rui.

A festa foi linda e animada, o tema foi o circo. As crianças se divertiram muito com as brincadeiras e o ponto alto da festa foi o aniversariante vestido de palhacinho, uma graça.

Mesmo já tendo ido a várias festinhas de um ano, essa teve um gostinho especial, pois foi a primeira em que eu fui levar minha filhinha, nem preciso dizer que eu me senti "A mãe" da noite (rs).

Como as notícias no blog estão atrasadas... essa festinha foi no dia 27 de março, quando Malu tinha 2 meses.


Comentario do comentário


1. Isa - Menina, essa foto foi tirada na ultima semana de grávida, na maior correria. Fomos num estúdio e fizemos um bookzinho (rs).
beijos

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Um ano atrás

Não, a foto não foi há um ano... é só para ilustrar

Gente, hoje, 7 de maio de 2010, faz um ano que soube que estava grávida. Só em escrever este post me emociono, pois foi o anuncio daquele que viria ser o dia mais feliz da minha vida.


Me lembro de ter acordado cedo, com fortes dores (não sei se contei isso, mas tive dores absurdas no início da gravidez), as dores eram tão fortes e tão intensas que eu descartei qualquer possibilidade de estar grávida.

Eu chorava tanto, me contorcia... parecia que ia morrer de dor.

Quando a dor aliviou o pouco, peguei o carro e corri para a emergência do Hospital Aliança, que por sinal estava lotada e eu ainda sofri um bocado até ser atendida.

Dentre vários exames, fiz o Beta hcg, tomei uma anestésico e a dor passou. Rui saiu do trabalho mais cedo e foi me buscar no hospital, lá o médico olhou o exame todo animado e disse que parecia que nossa família iria crescer.

Fomos para casa felizes e rindo à toa, porém, mais tarde, as dores voltaram com tudo. Eram cólicas terríveis, piores até que a dor do parto (não tive parto normal, mas senti um pouco as dores do parto), liguei para minha GO, ela suspeitou de ectópica e pediu que eu fosse imediatamente ao pronto socorro. Lá, tomei mais analgésicos e fiz uma ultrassonografia (a primeira de muitas), nada foi visualizado no útero, mas tinha um volume nas trompas.

Rui e eu ficamos desesperados, achando que poderia ser a tal gravidez ectópica, choramos, ficamos tristes e no dia seguinte fomos ver a Dra Sônia, que foi bem otimista e disse que poderia ser esse o diagnóstico, mas ela acreditava que seria o cisto de corpo lúteo que havia rompido, pediu que eu fizesse vários exames Beta hcg, um a cada 3 dias, se o valor aumentasse, era gravidez normal, se diminuísse, era gravidez tubárea.

Lembro-me de ter voltado para casa arrasada, mesmo só sabendo que estava grávida ha algumas horas, eu já amava meu bebê. Orei muito, chorei muito também e fiz os exames como o valor só aumentava, fui ficando mais aliviada, mas as dores ainda eram muito fortes.

Depois de uma ou duas semanas as dores passaram e eu pude curtir minha gravidez.

Uma coisa que me marcou muito foi ver Rui chorando, por imaginar que poderíamos perder nossa filhinha e por me ver sentir muita dor.

Mas, o importante é que, graças à Deus, tudo deu certo e hoje Maluzinha está aqui, enchendo nossa vida de alegria.sou muita grata a Deus por ter me permitido ser mãe, que é de longe, a maior e mais deliciosa experiência da minha vida.


Comentários dos comentários


1. Clau - ô amiga, ainda bem que vc fez esse comentário, pois já estava me achando uma mãe desnaturada por me queixar em sair com meu bebê, rs. Ainda bem que você me entende. Olhe, é uma pena não ter cinema aí na tua cidade, pois o projeto é muito legal. Estava com saudades de você, viu? Já, já vou aparecer lá no seu blog.


2. Nat - Como vai você, menina? Espero que bem. Saiba que muita coisa muda com a maternidade, viu? Temos outra visão para muita coisa. E se vc gosta muito de cinema, vai se sentir tão chateada por não poder frequentar por causa do bebê, que quando aparecer uma sessão do CineMaterna, vc nem vai reparar os choros e gritinhos dos bebês, rs rs.


3. Anônimo (comentário em Saindo com o bebê) - Olha, é uma pena vc não ter colocado seu nome e nem o lugar onde vc mora, fiquei curiosa... É um prazer tê-la aqui no meu cantinho volte sempre, viu? Depois de ler seu comentário, realmente percebo que tem situações muito piores e que eu não posso perder minha força de vontade.Que bom que o clima está mais ameno e vc pode curtir melhor sua gravidez. Quando aos porta-bebês ou canguru, ou sling, já experimentei, mas quando estava montando o enxoval, não encontrei numa cor que eu gostasse e eu acabei não comprando, mas é mesmo uma boa opção.


beijos

Cine materna



Desde antes de Malu nascer, Rui e eu comentávamos que ficaríamos um tempão sem ir ao cinema e ao teatro (programa que amamos), o que é uma pena, pois gostamos de sair nos finais de semana para fugir um pouco da rotina.

Mas, encontramos uma luz no fim do túnel: o CineMaterna.

O que é isso?

São sessões de cinemas para mães (e pais) com bebês ate 18 meses, ou seja, é uma sessão de cinema, onde podemos levar nossos bebês junto conosco.
  • As sessões têm som reduzido
  • Trocadores na sala
  • Luzes um pouco acesas
  • Tapete de atividades em frente a tela (para os maiorzinhos)
  • Os filmes escolhidos são para entretenimento dos pais mas podem ser filmes com violência explicita ou terror
Após o filme, o publico e convida para um bate-papo.

Terça-feira fui conhecer o projeto. Depois de todo o processo de arrumar Maluzinha, me arrumar, arrumar a sacolinha dela, colocá-la no bebê conforto, coloca-la no carro, ir ao shopping, procurar vaga no estacionamento, descer do carro com Malu e mais duas sacolas (a dela e a minha) atravessar o shopping com tudo isso em mãos, cheguei no cinema e já senti um clima diferente no ar - várias mães (e alguns pais) com seus bebês, todos ansiosos, felizes...

O filme que será exibido é escolhido num sorteio no site do cineMaterna e o que assistimos foi Alice no país das Maravilhas.

No início do filme Malu chorou um pouquinho (normalmente ela só chora para dormir), e foi isso mesmo que ela queria. Mamou e dormiu e eu fiquei lá abraçadinha com ela, no escurinho do cinema só curtindo o momento.

Algumas crianças choravam, outras gritavam, mas nada que tirasse nossa concentração, alguns pais mal conseguiram assistir ao filme por causa desses chorinhos, muitas mães trocavam seus bebês lá na sala mesmo, foi uma festa.

No final recebemos um brinde de uma loja e depois nos encontraríamos na praça de alimentação para o bate-papo. Mas eu preferi ir embora, pois estava ficando tarde e eu queria me livrar do trânsito das 18:00h.

Nem preciso dizer que adorei o programa e que vou repetir sempre pintar uma sessão, o que ocorre mais ou menos a cada 15 dias. Aqui em Salvador acontece no CineMark Salvador Shopping e no Espaço Unibanco Glauber Rocha, no centro da cidade.


Comentários dos comentários

1.Maisa - Ô amiga, já estou desejando um carrinho mesmo, viu? Acho que realmente será a solução de nossos problemas... Beijos no príncipe.

2. Ariane - Olhe, imagino que vc fique brava mesmo quando não posto, algumas pessoas ja fizeram essa reclamação (rs), mas vou tentar postar diariamente... Menina, alguns amigos que tiveram bebês disseram que mal usamos os carrinhos, só quando vamos ao shopping e mesmo assim so até os bebês começarem a andar pois ai eles não ficam mais no carrinho etc. Na rua não dá para usar, nem para ir ao médico, nem à praia, nem nas pracinhas... apenas no shopping. Por isso não compramos, mas agora eu descobri que vamos muito ao shopping, pois a farmácia está lá, as lojas de roupinhas, sapatinhos, chupetas e até um centro de vacinas (particular). Obrigada pelo carinho.

3. Isa - Adoraria ter a compainha das minhas amigas nas saidinhas, viu? Mas será que vocês aguentariam essa vida de babá? (rs)

4. Patty - parabéns pelo nascimento da princesa, que notícia boa!! Tudo de bom pra vocês, viu? Olhe, os motivos de não ter comprado o carrinhos estão citados aí em cima, na resposta para Ariane... e além de tudo, não daria para usá-lo em casa, pois o bercinho dela esta montado no meu quarto e quando ela esta acordada normalmente a coloco no bebê conforto, mas esses argumentos que me deram não estou funcionando pois quero muito um carrinho... Beijos na princesa.

beijos

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Saindo com o bebê


Espero que Malu não se zangue comigo quando ler esta postagem (se é que algum dia ela terá interesse em ler este blog), mas o fato é que eu não me animo para sair com ela, ainda.

Primeiro porque temos levar à tira colo uma verdadeira parafernalha: uma sacola com fraldas, água para limpar o bumbum (não uso lenços umedecidos), algodão, pomada para assaduras, chupetas, cueiros, paninhos de boca, manta, roupinha extra, sandalhinha extra, escovinha de cabelo etc.

Segundo porque, seguindo vários conselhos, não comprei carrinho de bebê, então, ficamos o tempo todo com ela no colo, dormindo ou acordada. Se quisermos comer algo, é um verdadeiro malabarismo, se queremos experimentar algo antes de comprar (roupas, acessórios etc), é outro malabarismo.

Quero deixar claro que não é para todos os lugares que a levo que tenho essa sensação, esse incômodo só me acomete quando a levo a shoppings ou supermercado...

Como todos sabem, nossa família não mora próxima a nós, então, temos que nos virar sozinhos.

Amo minha filhota e amo estar com ela, mas confesso que às vezes prefiro ficar em casa do que ter que passar por todo o processo que é sair com um bebê.

Nos primeiros meses, evitávamos a todo custo sair com ela, pois tínhamos (ainda temos) muito medo dela pegar uma virose ou de expô-la a ambientes barulhentos, então, se precisávamos sair, eu ficava em casa com Malu e o maridão saía para resolver as coisas.

Engraçado que nos primeiros meses eu estava doida para sair de casa, ver gente, movimento... mas agora, entre sair e ficar em casa, muitas vezes escolho a segunda opção.

E é muito bom ficar em casa, curtindo o bebê, percebendo o desenvolvimento dela, babando de felicidade por cada novidade que ela já consegue fazer.

Agora, o mais difícil mesmo, é sair sozinha com ela. Fico um pouco nervosa em dirigir sabendo que ela está sozinha no banco de trás (na cadeirinha, claro) e quando chego ao destino, tenho que carregá-la no colo e levar minha bolsa e a sacolinha dela à tira-colo...aff!

Será que estou com preguiça de sair com meu bebê ou será que a solução para os meus problemas está em comprar um carinho de bebê?


beijos

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pelotão, hora de acordar!!

Quem me conhece sabe: eu gosto muito de dormir, mas eu também gosto de ir pra cama tarde, porque adoro ficar vendo séries na tv e outros programas também: jornalísticos, esportivos, novelísticos, realityshowlísticos (rs) etc.

Durante a gravidez, fui tomada por um sono absurdo, que me colocava para dormir bem cedinho... Agora com Malu em casa voltei a dormir tarde. Ela, como já é do conhecimento de todos, é uma lady, dorme por volta das 20:00 e até a manhã do dia seguinte eu a acordo umas 4 ou 5 vezes para mamar.

Mas se tem um ponto em que Maluzinha não é nada lady, é na hora de acordar... gente, de uns dias para cá ela está acordando muito cedo, às vezes 6:00h, ás vezes 5:30 e eu fico parecendo uma zumbi pela casa.

Claro que tão logo ela tire uma soneca, aproveito para dormir também.

Malu segue diariamente uma rotina, é a famosa rotina estruturada de Tracy Hogg, que eu gosto muito por ser bastante flexivel e o dia-a-dia se torna mais leve, principalmente para quem, como eu, cuida sozinha do bebê e da casa. Mas apesar de quase sempre ela seguir a rotina direitinho, não tenho conseguido fazê-la acordar um pouco mais tarde.
Mas... tem uns três dias que ela tem acordado por volta das 7:30 - 8:00, não sei se ela vai continuar assim, mas como foram só esses dias, acho que ainda é cedo para comemorar. Mas nada me impede de torcer para que tudo permaneça assim.
Comentários dos comentários

1. Pry - oi Pry, agora que voltei estava toda preocupada: "será que as meninas que tão sempre por lá vão continuar aparecendo ou elas estão achando que eu desisti do blog e nunca mais irão aparecer por aqui?". Fiquei feliz em ver seu comentário.

2. Manu - Menina, sua princesinha já está às portas, que felicidade! Te desejo tudo de bom, viu? que o Senhor te abençoe e te dê um excelente parto. Com certeza vou dar uma passadinha no seu blog.
3. Maísa -(comentário em reinauguração do blog)- que bom que vc gostou da carinha nova do blog e que bom saber que vc também está sempre por aqui. Que bom que seu príncipe é um ótimo dorminhoco. boa sorte em tudo e obrigada pelo carinho.


beijos